top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Cachoeira do Sul integra campanha pela valorização dos servidores públicos no RS


Na semana em que se comemora o Dia do Servidor Público, em 28 de outubro, o Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Poder Executivo do Rio Grande do Sul (Sintergs) lançou nova fase da campanha pela reestruturação das carreiras de analistas de políticas públicas, especialistas em saúde e extranumerários, por reposição salarial e pela valorização dos servidores. Já estão nas ruas 20 pontos de outdoors, distribuídos nos municípios de Cachoeira do Sul, Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo e Ijuí.


Para a ação, foram desenvolvidas cinco diferentes artes: uma para cobrar a reestruturação das carreiras e outras quatro com as demandas específicas de servidores das secretarias. Na Saúde, o sindicato denuncia que trabalhar 40 horas e receber apenas 30 horas semanais é ilegal. Na Secretaria da Agricultura, o sindicato exige a concessão de gratificação para os pesquisadores e a valorização dos fiscais estaduais agropecuários. Já para arquitetos e engenheiros, atuantes em várias pastas do Executivo, o Sintergs cobra a revisão das gratificações pela responsabilidade técnica pelos projetos.


A pressão via campanhas pela reestruturação das carreiras se mantém mesmo após a sinalização da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) de que o projeto irá avançar a partir do final do ano. Isso porque em janeiro de 2024, o Estado divulgará o Relatório de Transparência Fiscal (RTF), com o balanço do último trimestre de 2023.

Comentários


bottom of page