top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Cachoeirense Alexandre Garcia recebe Título de Cidadão de Porto Alegre

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu o título de Cidadão de Porto Alegre ao jornalista cachoeirense Alexandre Garcia, na noite de segunda-feira. A sessão solene de outorga ocorreu no Plenário Otávio Rocha. A vereadora Comandante Nádia (PP) assinou a proposição.


O presidente da Câmara, vereador Hamilton Sossmeier (PTB), disse que “celebrar o trabalho de Alexandre Garcia é também celebrar a importância do jornalismo e da liberdade de imprensa” para a construção da democracia.


A proponente agradeceu a presença de pessoas que, vieram, inclusive de outras cidades gaúchas para participar da solenidade. Nádia lembrou da trajetória profissional de Garcia mencionando uma carreira “marcada por décadas de dedicação, competência e integridade”.


Alexandre Garcia agradeceu a iniciativa dizendo que nunca imaginou receber uma homenagem desse tipo. Sobre a profissão, enfatizou a necessidade de o jornalista ser cético, desconfiar e sempre checar a informação. Ele também relembrou a relação com a capital gaúcha, como quando trabalhou no Banco do Brasil e, depois, cursou Jornalismo na PUC-RS.


Histórico

Alexandre Garcia nasceu em Cachoeira do Sul (RS), em 11 de novembro de 1940. Em 1967, começou a cursar Jornalismo da Famecos, mudando-se para Porto Alegre. Ao longo da carreira, atuou como repórter no Jornal do Brasil, subsecretário de imprensa do presidente João Figueiredo, articulista e diretor de redação da Revista Manchete e Revista Mulher de Hoje, diretor e apresentador na TV Manchete. Em 32 anos de TV Globo, atuou como repórter, apresentador e diretor em Brasília. Na CNN, ocupou a função de comentarista. Garcia também deu aulas de Jornalismo na PUCRS e no Centro de Ensino Unificado de Brasília (UniCEUB-DF).


Hoje, abastece diariamente um canal no Youtube, com quase 2,5 milhões de inscritos; na rede social X, acumula mais de 4 milhões de seguidores e, no Instagram, quase 2 milhões. Escreve semanalmente para 38 jornais, inclusive de oito capitais, fala diariamente em cerca de 300 emissoras, entre as quais a Rádio Fandango 102.5 FM; mantém comentários na Jovem Pan e no Canal Rural; e concede palestras, como convidado, sobre a atualidade brasileira.

Imagem: Reprodução.

Comments


bottom of page