top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Consumida pelo matagal, Ponte de Pedra está largada às traças



Nesta segunda-feira, 29 de janeiro, a reportagem do Fatos 24h esteve visitando a Ponte do Botucaraí, mais conhecida por Ponte de Pedra, com o objetivo de verificar como está a situação de um dos mais imponentes pontos turísticos de Cachoeira do Sul e região. Mas, o cenário encontrado não foi nem um pouco agradável.



Tomada pela alta vegetação, desde antes de iniciar a ponte, o local sinaliza que está abandonado há muito tempo pelo poder público. O que torna ainda mais questionável é o fato de estar esquecida justamente no verão, estação que torna o lugar ainda mais frequentado pelas pessoas, que vão passar seus dias de lazer para aproveitar as sombras e se banhar no Rio Botucaraí. 


Além da estrada da Forqueta não estar nas melhores condições, com buracos por toda a parte, ao chegar na estrada que dá acesso à Ponte de Pedra, o motorista precisa ter o maior cuidado e trafegar em baixa velocidade, em razão das condições precárias do trecho que está se tornando um corredor, sendo consumido pela vegetação e com verdadeiras valetas em sua extensão de pouco mais de dois quilômetros. "Não conseguimos andar em terceira marcha nessa estrada em razão dos buracos e valetas que se formaram. Queremos providências, pois também existem casas aqui", relatou um morador. 



 E não é só a ponte e a estrada que estão consumidas pelo matagal. Quem desce até o rio, próximo da ponte, simplesmente não consegue enxergá-la mesmo de perto, porque as chuvas arrastaram galhos e árvores inteiras para junto da área da ponte, sujando e deixando um visual muito poluído para o local, tornando-o até perigoso para quem for se banhar em razão da existência de muitos galhos que não se pode notar embaixo d´água. 


O verão já está passando e nada ainda foi feito. No entanto, se as secretarias se propuserem a realizar uma força tarefa árdua no local, talvez ainda consiga deixá-lo em condições apropriadas para que os visitantes possam usufruir antes da estação acabar.

 

A PONTE DE PEDRA

Tombada como patrimônio histórico-cultural do Rio Grande do Sul, a Ponte de Pedra é a primeira erguida em Cachoeira e a primeira do Estado em seu estilo e completa em 2024 seus 176 anos de existência. Ela fica localizada na Forqueta, no interior da cidade. 



bottom of page