top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Eclipse solar pode ser visto em todo o Brasil neste sábado


Um eclipse solar poderá ser visto em todo o Brasil neste sábado, 14. Em alguns locais do Norte e Nordeste, o fenômeno terá visibilidade anular — como uma espécie de “anel de fogo” decorrente da posição entre Lua, Terra e Sol. Moradores de cidades do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco poderão apreciar o eclipse anular. No restante do País, o fenômeno será visível como parcial. Em Porto Alegre, o melhor horário para observar o eclipse será às 16h47min.


As únicas capitais que estão no caminho da anularidade são Natal (RN) e João Pessoa (PB). O último eclipse anular do Sol aconteceu em junho de 2021, mas não pôde ser visto no Brasil. O próximo, após o deste sábado, ocorrerá em 2 de outubro de 2024.


Atenção

Nunca olhe diretamente para o sol para não prejudicar os seus olhos. Um eclipse solar só pode ser observado com óculos específicos para a visualização do fenômeno, filtro especial ou olhando para o reflexo do Sol. Nada de usar placas de raio X, filmes fotográficos, celulares ou outros artefatos.

Comments


bottom of page