top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Feira do Livro de Cachoeira do Sul será em outubro na Feira Livre

A38ª Feira do Livro de Cachoeira do Sul, que acontece de 25 a 29 de outubro, irá além da literatura, pois foi pensada para promover a diversidade cultural em um contexto de reconhecimento e valorização das tradições e costumes do nosso povo. Planejado em um formato original, este ano o evento terá um lugar vetor - a Feira Livre Municipal Dr. Ivo Renê Pinto Garske - e promoverá eventos paralelos em pontos estratégicos do centro da cidade, como a Casa de Cultura Paulo Salzano, a Praça José Bonifácio e a Câmara Municipal. A partir dos livros, a iniciativa mobilizará música (todas as noites em diferentes estilos), teatro, dança, artesanato, lazer e entretenimento. As palavras de ordem da secretária municipal da cultura, Mirela Kruel - principal idealizadora do projeto -, são inclusão e diversidade. "Norteamos a feira a partir de seu tema - Livro, alimento da alma - e reunimos múltiplas parcerias e talentos para garantirmos uma edição democrática, que reafirme a cultura como identidade para os nossos diferentes povos e realidades", definiu Mirela.



Enquanto os atores principais (as obras e seus autores) protagonizam a cena na sede principal, várias outras atrações estarão ocorrendo paralelamente, contemplando diferentes perfis com agricultura familiar, mostra de carros antigos, campeonato de skate, concurso de vídeos culturais, feira de artesanato, passeio guiado no zoológico municipal, enfim, tudo acontecendo no entorno do coração da cidade e em meio à riqueza de seu patrimônio cultural. Uma das reverências às tradições cachoeirenses estará já na abertura: uma tocação de encrenca, ou seja, o tilintar do instrumento de metal típico que anuncia a chegada do vendedor da encrenca, uma iguaria típica da cidade que consiste em uma massa doce e crocante comercializada desde a década de 1940.


A FEIRA, OS LIVROS E MUITO MAIS

Com a programação oficial da Feira do Livro em fase de conclusão, a Secretaria Municipal da Cultura ultima os preparativos referentes à estrutura base do evento, com sonorização profissional e iluminação em led, palco artístico de 6m x 6m e praça de alimentação na área externa coberta por lona medindo 10m x 4m, estrutura contemplando banheiros químicos e demais detalhes da logística. Para tornar o projeto multifacetado viável, os realizadores (Prefeitura Municipal, Secretaria da Cultura e Amicus) contam com o patrocínio da Corsan, Sicredi, Líder Tratores e Celetro. Sob a égide da patrona Lair Vidal, a 38ª Feira do Livro tem confirmados vários lançamentos e sessões de autógrafos de autores das obras, com a participação já confirmada de três escritores convidados como a poeta gaúcha Lilian Rocha, membro da Academia de Letras do Brasil - seccional RS, e conselheira da Associação Negra de Cultura, que vem falar do tema "Literatura e Ancestralidade"; a escritora Marli Silveira, membro da Academia Rio-Grandense de Letras, que palestrará sobre a obra "Cartas de Liberdades"; e o escritor santa-mariense Gelson Werlang, que apresentará a obra "Rita Lee & Tutti Frutti" que traduz em crônicas as lembranças da passagem da rainha do rock naquela cidade, em maio de 1978.




POR QUE A FEIRA DO LIVRO NA FEIRA LIVRE?

Porque a Feira Livre tem uma localização privilegiada, ela está no coração da cidade. Ela está no centro de todos os lugares importantes de circulação comercial e cultural de Cachoeira do Sul: a Rua 7 de Setembro; Câmara de Vereadores, a Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha, Biblioteca Municipal Dr. João Minssen; Auditório da Casa de Cultura, Praça José Bonifácio e nosso Zoológico Municipal.


Além disso, a estrutura já dispõe de cobertura (em caso de chuva), estandes fixos (o que reduz custos com materiais móveis) e segurança 24 horas aos expositores, que não precisarão recolher suas mercadorias ao final de cada dia de feira.



EXPEDIENTE DA FEIRA

Data: 25 a 29 de outubro de 2023

Local vetor: Feira Livre Municipal

Tema: "Livro, alimento da alma", conceito que norteou todo o projeto da edição 2023

Patrona: Professora e ativista Lair Vidal

Realização: Prefeitura Municipal, Secretaria da Cultura e Amicus

Patrocínio: Corsan, Sicredi, Líder Tratores e Celetro

Arte gráfica: toda a criação de arte foi assinada pelo artista gráfico Matias Streb, cachoeirense que trabalha para a Marvel, uma das principais empresas do entretenimento mundial


Fotos: Divulgação | Texto: Viviane Souza

Comments


bottom of page