top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Igor Noronha | Giro da Semana

PRIVILEGIADOS

A cidade é o epicentro de covid no estado, que já emitiu 3 alertas. Estabelecimentos comerciais são fechados e multados, assim como pessoas que não cumprem isolamento. Aglomerações são dissipadas. Fiscais em trabalho árduo e intenso, tudo dentro do normal considerando a situação delicada por qual estamos passando. Paralelo a isso tudo o grupo empresarial que mantém o único jornal impresso na cidade faz um confinamento. Pense tu, leitor, juntar 13 pessoas para comemorar qualquer coisa se não baterá uma equipe de fiscais na tua casa. Os vários e caros anúncios publicados falando em conscientização soam como deboche;

PLANO DIRETOR

Urge que seja atualizado. E os investimentos no Morro do Cascalho? Cerca de 50 famílias esperam a resolução do problema. Como réu na ação movida pelo MP o que tem feito o Executivo? As audiências públicas, divulgadas às custas de altas cifras, parecem atender a isso. Esperamos que sim.

PAVIMENTAÇÕES

Investir na política pública melhora a vida de todo mundo. Seja através de financiamentos, emenda impositiva federal e municipal ou pavimentação comunitária, que agora mudou o nome, só traz benefício. Para as pessoas que deixam de ter poeira e barro e para a Prefeitura que não precisa fazer manutenção, através de parolamento e colocação de cascalho. O que não dá é para o poder público fica criando empecilhos, inventando regras para não cumprir o que foi votado, aprovado e só espera a execução. O orçamento impositivo não é uma peça figurativa que dá escolha de cumprir ou não.

CPI LÁ CONVOCAÇÃO AQUI

Enquanto rola a CPI no Senado, por aqui vereadores convocam Secretário Municipal da Saúde e Procurador Jurídico. A grande diferença é que em Brasília tem indício de ilícito. Aqui a logística faz com que assim que cheguem, as doses sejam injetadas no maior número de braços possíveis. Os edis, se têm dúvidas, podem fazer pedido de informação. Fiscalizar é função típica.

RESPEITO

Nobre Vereador (a) não pode existir somente no Regimento. Respeito é a base de qualquer relação e no Parlamento, onde várias pessoas estão sendo representadas, pelo regime democrático que nos orienta, deve ser mais observado ainda. Ponto para o Presidente da Câmara que vai criar o código e comissão de ética;

EDUARDO LEITE

Ao assumir publicamente sua opção sexual, o governador atraiu para si grande atenção. Se o fez por coragem, fazendo com que o tabu seja quebrado, ainda que estejamos em pleno século XXI, é necessário que se analise o que fez, enquanto gestor, pela causa LGBT. Não nos esqueçamos das vítimas de crimes unicamente pela opção sexual. Fazendo exclusivamente por dividendos eleitorais, visto que está em campanha para ser indicado pelo seu partido à corrida presidencial, usou uma causa meritória para promoção pessoal.

SIMONE TEBET

Outro nome, assim como o governador gaúcho, que pode representar a terceira via, a Senadora sul mato grossense, líder da bancada feminista no Senado, vem demonstrando preparo. Foi ela que arrancou a confissão do Deputado Miranda sobre quem liderava o esquema de corrupção no processo de compra de vacinas;

VERGONHA

Repercutiu mal na UFSM a fala do Senador Heinze se dizendo envergonhado pela formação que recebeu de uma das maiores universidades do país. Universidade forma profissionais, o caráter vem de berço, a resposta à altura do Reitor Burmann.

VOTO IMPRESSO

O real motivo é desacreditar instituições e desincentivar o voto. Por aqui vimos na semana da última eleição uma matéria em que se questionava se votar valia a pena, pelo valor ínfimo da multa.


bottom of page