• Da Redação

Igor Noronha | Giro da Semana

JOG EM BRASÍLIA

Um dos grandes motivos para o cachoeirense votar no Zé foi que ele conhecia os caminhos que levavam aos recursos disponíveis em Brasília. Aproveitou a afinidade com o Presidente da República e vinculou sua imagem à reforma da Ponte do Fandango. Casuísmo ou não, teve audiência com o mandatário maior da nação e tudo. Isso não é para qualquer um.


No governo Dilma, Ghignatti aproveitou o aliado Neiron Viegas para garantir a UFSM e a UPA. A bancada do MDB na Câmara em 2017 aproveitou que Michel Temer era o presidente e ajudou na liberação de recursos para a abertura da UPA e para o teto da Oncologia do HCB. Quem pede votos às pessoas tem que aproveitar, como se diz no jargão gaudério, os cavalos encilhados. Todos ganham.


DE ONDE O DINHEIRO?

Em uma roda de conversa dia desses veio o assunto da reforma previdenciária e como o governo JOG está conseguindo pagar o FAPS sem os parcelamentos dos anos anteriores. Sempre digo que governar é eleger prioridades e é bom lembrar que quando Pipa foi eleito tinha 3 folhas de pagamento atrasadas, sendo logo colocadas em dia. O time é praticamente o mesmo.


QUALIFICAÇÃO

É injustificável que os docentes sejam valorizados na sua carreira somente até a especialização. Temos vários professores cursando ou concluído mestrado e doutorado. Servidores do quadro geral também. Um incentivo à qualificação dos servidores é fundamental para a melhoria na prestação dos serviços.


POLO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Orgulhamo-nos por sermos um polo de educação superior de qualidade. A Ulbra inaugurou esse processo e passando por reestruturação será referência em tecnologia alinhada com as prioridades do momento. A UERGS voltada à vocação econômica da nossa terra e a UFSM de relevantes serviços prestados no planejamento urbano de Cachoeira do Sul. A UAB formou boa parte dos professores municipais com suas licenciaturas. Assim, um aluguel não deve ser impedimento para esta seguir seu papel na cidade. Inquilinos e proprietários negociam e a administração municipal pode fazer o mesmo. Governar é eleger prioridades.


PLANEJAMENTO

Depois do plano diretor que saiu do papel após anos, a administração pública municipal poderia avançar nos planejamentos de desenvolvimento rural, saneamento básico, etc.


IMPESSOALIDADE e MORALIDADE

Já que passa despercebida a vedação da lei do nepotismo de 1989 quem sabe uma norma vedando que parentes de sócios de empresas que contratam com o município de serem nomeados cargos de confiança? Já que a lei não vinga, está prestes de ser votado o código de ética da Câmara, reiterando a proibição.


AUDIÊNCIA DO ORÇAMENTO

Neste dia 30 acontecerá na Câmara de Vereadores, às 14 horas, a audiência pública do orçamento municipal para 2022. Tu já sabes como que o Prefeito JOG pretende aplicar os recursos dos teus impostos ano que vem? Sabes quais são as prioridades do governo?



Igor Noronha

Banner para site-1.png