top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Igor Noronha | Giro da Semana

FENARROZ

Neste domingo encerrou a 22ª edição da nossa maior feira. Andando pelos estandes percebi a força da nossa indústria, majoritariamente voltada à vocação econômica desta terra. Vi também a força da nossa Agricultura Familiar. A capa depreciativa do quase secular veículo de comunicação, gerou reações negativas de muita gente, foi sucedida de tentativas inúteis de desfazer o feito. A intenção é rivalizar com o tradicional evento. E o Prefeito, como se sujeita, já destinou recursos para o propósito. A tentativa de macular a Fenarroz é por que talvez este seja um dos poucos espaços no município que ainda não conseguiram inserir seus tentáculos ávidos por recursos.


FENARROZ II

A vinda do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, é prova do prestígio da Feira. Durante o regime militar, colegas seus de caserna prestigiaram nosso maior evento.


ALVO ERRADO

Matéria do Fatos24h da última semana sobre pavimentações, decorrentes de emendas impositivas, que deveriam ter sido feitas, mas que estão abandonadas pela Prefeitura, são indicações minhas quando estive na Câmara. Se o Prefeito acha que me pune, não fazendo as obras, deve prestar contas a dezenas de pessoas que esperam que ele ao menos honre sua palavra.


FAPS

A contribuição dos aposentados e pensionistas de 14%, segundo a lei 4.797, de 2021, persistiria enquanto houvesse déficit atuarial. O cálculo apresentado pela empresa Lumens era de 46,25% referente a 2019. Alguém sabe como está atualmente, 3 anos após? Para fazer justiça contributiva a administração municipal precisa atualizar o cálculo atuarial anualmente.


IGUALDADE

O estatuto dos servidores diz que contratados e concursados têm vários direitos em comum. Na realidade aqueles trabalham como se estivessem à margem da lei, sendo prejudicados em inúmeras situações. Discussões iniciadas nas aulas de legislação preparatórias ao concurso público.


PRERROGATIVAS

Uma das funções do vereador é assessorar o Prefeito, fazendo indicações de obras e reparos, por exemplo. Também é função fiscalizar, pedindo informações sobre atos da administração municipal. Não deve existir receio de cobrar respostas pelo temor de não serem atendidos. Parlamentares são representantes da população e se o Executivo não responde o que o Legislativo pergunta, o art. 4º do Decreto Lei 201 de 1967 está aí, vigente, elencando uma série de situações que são consideradas infrações político-administrativas dos Prefeitos Municipais, sujeitas ao julgamento pela Câmara dos Vereadores.


ELEIÇÕES NA UERGS

No último dia 15 foi realizado o sorteio das chapas. O professor Luciano Andreatta concorre com o número 1 e o outro candidato, atual Reitor, professor Leonardo Beroldt, com o 2. A campanha iniciou dia 17 e vai até 23 de agosto. A Votação, na Reitoria e nas 24 unidades, ocorre nos dias 24 a 26 de agosto.

bottom of page