top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Igor Noronha | Giro da Semana

DESFILE

O 7 de setembro foi oportunidade para as pessoas se manifestarem politicamente, independente do lado. E não há problema nenhum nisso, pois faz parte da democracia, da liberdade de expressão e da vida cidadã. Aquela sociedade de partidos que tive nas aulas de teoria geral do estado e ciência política, ainda que radicalizada, está se concretizando. Apesar disso, o que se viu, não só aqui, mas em todo o Brasil, foi uma grande manifestação popular e isso é fato.


Podemos ter várias opiniões sobre ele, mas o primeiro pressuposto intelectual é assimilar o que nossos olhos viram. Nunca antes foi visto tantas bandeiras tremulando, em sacadas, varandas, pátios, carros. A grande questão é para quem o “ordem e progresso” se destina. Nossa Constituição contempla estado de bem estar social, tanto que tem um capítulo referente aos direitos sociais. Enquanto tivermos gente com fome, sem acesso à saúde e educação públicas de qualidade, o progresso será para uma minoria e não há falar em independência.


DESFILE II

Já virou regra a ausência do Prefeito nos eventos da cidade. Vácuo que vem sendo muito bem preenchido pela vice-prefeita. As raras vezes que o chefe do executivo vai à prefeitura parece não incomodar tanto como na gestão anterior. E olha que o prefeito Ghignatti era um dos primeiros a chegar no gabinete. Aliás, tem coisas nessa gestão que são completamente contraditórias às ferrenhas posições do passado, tanto da Câmara, quanto da imprensa e Ministério Público.

GRANOL

A gigante da soja, cuja unidade em Cachoeira do Sul fez triplicar nosso orçamento e gerar centenas de empregos, está entre as melhores do país segundo o relatório Valor 1000, o mais completo diagnóstico sobre as empresas que atuam no Brasil, analisando 25 setores da economia brasileira, realizado pelo jornal Valor Econômico, destaca as empresas que foram referência no mercado por seus resultados. É a 6º empresa do agronegócio brasileiro e a 4ª em rentabilidade no setor.


TUDO FÁCIL

Grande conquista à comunidade cachoeirense a cessão do antigo prédio do IPE. Além de todos os órgãos já citados (IPE Saúde e ainda o Conselho Tutelar, COMAI, COMAS, entre outros) que passarão para o local, sugiro o SINE e que a central de matrículas volte a ser conjunta, entre município e estado. Assim, teremos uma espécie de Tudo Fácil em Cachoeira, criado em 1998, com a primeira unidade lançada em Porto Alegre, a iniciativa visa melhorar o atendimento e concentrar em um único local físico os serviços públicos mais demandados pelo cidadão.


TURISMO

Estão abertas as inscrições para o 1º Seminário sobre o tema. Elas podem ser feitas pelo e-mail turismocachoeiradosul@gmail.com ou pelo telefone (51) 37246088. O evento acontece dia 28 de setembro, no auditório do Sicredi. Para entendermos o que representa potencializar o turismo local, sugiro uma olhada para o que a construção do Cristo Redentor de Encantado proporcionou à cidade gaúcha. Cachoeira bicentenária tem grande potencial.


DOAÇÃO DE SALÁRIO

Depois de um candidato a governador, um candidato a deputado estadual e uma a federal estão prometendo doar parte do salário caso sejam eleitos. A reprodução da redação do artigo 299 do Código Eleitoral é importante: Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita: Pena - reclusão até quatro anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa. Na página da Justiça Eleitoral a prática é classificada como compra de votos (corrupção eleitoral), mas por aqui o entendimento é pelo arquivamento em casos similares.


A RAINHA

A Inglaterra deu ao mundo três grandes mulheres no século XX. Diana, Tatcher e Elizabeth marcaram o século passado e mudaram a história, cada qual a sua maneira. A monarca deixa um legado cuja manutenção imporá aos homens da linha sucessória grande responsabilidade.

bottom of page