top of page
  • Foto do escritorDa Redação

IPVA terá uma redução média de 3,27% em 2024

Imposto cobrado de donos de veículos todos os anos, o valor a ser pago de IPVA do Rio Grande do Sul terá uma redução média de 3,27% para 2024. O percentual é definido pela tabela Fipe, que traz as médias a partir dos preços registrados no mercado de compra e venda.


Os percentuais da tabela Fipe são médias. A alíquota do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) será aplicada em cima do preço médio do modelo do veículo. A Fipe é usada como referência para vários negócios além do cálculo do imposto.


Os preços subiram muito após o auge da pandemia, como consequência da escassez mundial de insumos para fabricar veículos, como aço, vidro e plástico. O custo do carro novo subiu, puxando o do usado, o que se refletiu na Fipe e, portanto, no IPVA. Agora, houve um ajuste nas matérias-primas, com queda de preços, puxada também pela concorrência provocada com a entrada maior dos carros chineses no mercado brasileiro.


Em tempo, não há alteração nas alíquotas de IPVA. Elas seguem as mesmas, mas serão aplicadas em cima de valores menores. Na prática, claro, cai o valor final a ser pago Para carros, no Rio Grande do Sul, aplica-se uma alíquota de 3%; para motocicletas, 2%; e para caminhões e ônibus, 1%.


O calendário deve ser divulgado em breve pela Receita Estadual e a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-RS), assim como as informações sobre os descontos.



コメント


bottom of page