top of page
  • Lenon Quoos

Irga adquire cinco drones para estações de pesquisa de Cachoeira e região

O Instituto Riograndense do Arroz (Irga) fez a aquisição de cinco drones Agras T20P para pulverização de lavouras pela empresa Farming Solutions. Essa parceria marca um importante passo rumo à modernização da agricultura, trazendo inovação e eficiência para o campo.


Além de auxiliar nas atividades de pulverização, esses drones serão ferramentas essenciais para os estudos e pesquisas dos engenheiros agrônomos e técnicos do Instituto, contribuindo para o desenvolvimento de práticas agrícolas.


Conforme e gerente da estação de Cachoeira do Sul e pesquisadora do Irga há 10 anos, a engenheira agrônoma Mara Grohs, o processo de compra foi intermediado pela técnica Luana Pinheiro Martins. "Ela montou o processo para a compra dos cinco drones, mas só um ficará aqui. Os demais irão para Uruguaiana, Camaquã, Santa Vitória do Palmar e Cachoeirinha, municípios onde o Irga possui as estações de pesquisa regionais", explica Mara.


O AGRAS T20P é leve e ágil e oferece um desempenho poderoso. Ele pode transportar uma carga útil de pulverização de até 20 kg e uma carga útil de dispersão de até 35 litros (25 kg). "Eles pulverizam defensivos agrícolas e também sólidos, como ureia, sementes, mas vamos usar para semear forrageiras de inverno e aplicação de fertilizantes. O equipamento vai substituir em parte a mão de obra que era feita de forma manual e desse modo, reduzir o esforço físico, bem como a contaminação das pessoas que realizam a aplicação nas estações, além de melhorar a qualidade na distribuição, pois é um equipamento preciso e ágil, o que contribuirá para um ganho maior de tempo", conta Mara.


O investimento na compra destes cinco equipamentos é de R$ 150 mil, adquiridos com recursos do Irga, através da taxa CDO, através da contribuição dos produtores rurais do Estado. Todos os drones foram adquiridos com esse recurso que irá retornar para o produtor com mais qualidade.


Os drones são equipados com um sistema de pulverização dupla atomizada, DJI Terra, radar de matriz faseada ativa e visão binocular. Ele oferece suporte a várias operações, desde levantamento e mapeamento de terrenos até pulverização e dispersão, fornecendo desempenho superior e versatilidade.


O Drone AGRAS T20P possui diversos mecanismos para promover maior autonomia de vôo, aproveitamento da bateria e eficiência de pulverização. Com pulverização precisa, o drone realiza um rigoroso controle de vazão que pode chegar a 1 tonelada por hora.


MULTIFUNCIONAL

Mapeamento, pulverização e dispersão. Sua câmera e estabilizador permitem a captura fácil da visão desejada. Resiste ambientes agrícolas complexos e hostis, passando por testes como impermeabilização, prevenção de poeira, prevenção de corrosão, altas e baixas temperaturas. O sistema de radar esférico percebe obstáculos e o ambiente circundante em todas as direções.



bottom of page