top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Jovem é aprovado em oito universidades americanas e abre arrecadação para se manter durante estudo

Natural de Santa Maria, o jovem Vitor Ferrari, 20 anos, conquistou a oportunidade de estudar nos Estados Unidos. Ele foi selecionado para cursar graduação em oito universidades americanas, todas com bolsas parciais ou integrais. A aprovação foi fruto de um trabalho de dois anos de preparação. Ele concorreu com milhares de estudantes de todas as partes do mundo. 


"É um processo muito competitivo em que disputamos as vagas até mesmo com americanos. A chegada das aprovações foi gratificante porque é o reconhecimento da minha dedicação", afirma o jovem.


Vitor se candidatou para cursar Neurociência e Psicologia nas instituições pelos próximos quatro anos. Se somados os valores, o santa-mariense foi contemplado com 830 mil dólares em bolsas de estudos – equivalente a R$ 4,1 milhões.


O processo é feito todo online e precisou seguir algumas etapas: escolha um tema para uma redação principal, tradução das notas escolares para o sistema americano, entrevista com os recrutadores e escrita de redações secundárias de acordo com a solicitação de cada instituição. 


"As seleções lá são um pouco diferentes do Brasil. É feita uma avaliação holística, ou seja, eles consideram uma combinação de fatores. Fiz muitas entrevistas e escrevi mais de 40 redações para me conhecerem melhor", lembra Vitor. 


Além disso, um dos principais critérios para se candidatar às vagas são as atividades extracurriculares. As bolsas são escolhidas pelos méritos apresentados pelos candidatos. Um dos grandes diferenciais para as aprovações de Vitor foi sua atuação regular voluntário em ações na cidade. O jovem participa de mais de 10 projetos sociais. 


O santa-mariense destaca que, apesar desse ter sido um fator que ajudou na sua aprovação, ele nunca fez trabalho voluntário pensando em benefícios próprios. 


As ações desenvolvidas por Vitor e sua namorada Anthônia são voltadas, principalmente, para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e pessoas em situação de rua.


Vitor foi criado por seus avós e sendo um autodidata, sempre estudou por ele mesmo, inclusive inglês. "Participei em mais de 10 projetos sociais, como também fundei o instituto SmartSTEM, composição da ação e o em busca da ação. Realizo atividades voluntárias para comunidade de recicladores e tribos indígenas da minha cidade", destaca.


Arrecadação online

Mesmo que tenha ganhado bolsas integrais em algumas universidades, Vitor ainda precisa arrecadar valores para conseguir se sustentar durante os quatro anos de estudo. Por isso, para realizar seu sonho, ele abriu um financiamento coletivo online para quem tiver interesse em ajudá-lo. Basta acessar o link.

Também há possibilidade de contribuir através do PIX pela chave e-mail: 4448085@vakinha.com.br.


Vitor afirma que essa é a única maneira de conseguir iniciar o seu sonho, já que sua família não possui condições de arcar com todo esse valor que é cerca de R$ 18 mil dólares. "Além disso, eu tenho trabalho em 3 empregos, como também estou dando aulas de física, matemática e inglês, e atuando como social media. Tudo isso, para diminuir os custos para embarcar no meu sonho. Qualquer ajuda é bem-vinda e agradeço de coração", conta.


Universidades e bolsas

  • Temple University - 14 mil dólares anuais: Total - 56 mil dólares (280 mil reais);

  • Millikin University - 34 mil dólares anuais: Total - 146 mil dólares (726 mil reais);

  • St. Thomas University - 46 mil dólares anuais: Total - 184 mil dólares (915 mil reais);

  • Wabash College - 52 mil dólares anuais: Total - 208 mil dólares (1 milhão e 40 mil reais);

  • Stetson University - 27 mil dólares anuais: Total - 108 mil dólares (537 mil reais);

  • Ithaca College - 22 mil dólares anuais: Total 88 mil dólares (440 mil reais);

  • Rollins College - ainda não está definido o valor;

  • University of Kentucky - 10 mil dólares anuais: Total - 40 mil dólares (200 mil reais).

  • Valor total em dólar: 830 mil 

  • Valor total em reais: 4,13 milhões



  • Fonte: Diário de Santa Maria.


Comments


bottom of page