top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Outubro Rosa já tem programação na ESF Promorar

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) Promorar já definiu atividade alusiva ao Outubro Rosa, mês conhecido mundialmente pelas ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo a coordenadora da unidade, enfermeira Olimara Bassani, a equipe está organizando para o próximo dia 11, véspera de feriado, um mutirão pela saúde da mulher que mobilizará as usuárias do SUS daquela região.


Em conjunto com a profissional médica do posto, Aliuska Arcia Toirac Marx, o evento abordará orientações de conscientização e o estímulo à prevenção de doenças, com instruções a respeito do autoexame das mamas e a importância do autocuidado, incluindo a rotina de exames preventivos de câncer do colo do útero.



Este último, também chamado de papanicolau, é um exame indicado para mulheres entre 25 e 64 anos de idade, ou àquelas que possuem vida sexual ativa. Após passar pelos exames de toque das profissionais da saúde, os casos em que forem verificadas alterações nas mamas em pacientes com mais de 40 anos serão encaminhados para mamografias pelo SUS.


O mutirão “Prevenir é Amar” ocorrerá na unidade entre 16h e 20h e as mulheres interessadas precisam proceder o agendamento de horários a fim de receberem as orientações prévias para cada exame.


Comments


bottom of page