top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Projeto de qualidade de vida completa 1 ano na ESF Quinta

A manhã do último sábado, 27, foi marcada por comemoração nas dependências da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Quinta da Boa Vista. A programação festiva marcou o primeiro ano de atividades do projeto de qualidade de vida apresentado por servidores da Saúde, o qual mobilizou a comunidade na formação do Grupo de Convivência Todos pela Vida.


Inicialmente voltado à prática de atividade física, ao longo do tempo o grupo ganhou uma abordagem mais diversificada com foco em saúde e qualidade de vida, buscando congregar público de diferentes faixas etárias. O projeto recebeu desde o princípio o apoio da Associação dos Moradores do Quinta da Boa Vista, que cede o pavilhão para as atividades, e ampliou seu olhar para um contexto multidisciplinar, abrangendo cuidados com a saúde física e saúde mental.


O encontro do sábado foi de descontração e de renovação dos vínculos para um novo ciclo de agendas e objetivos comuns. A recepção da comunidade ficou por conta da coordenadora da ESF Quinta da Boa Vista, enfermeira Anangeli Garske, e da equipe de servidores que acompanha o grupo ao longo destes primeiros 12 meses.


A partir da proposta de combate ao sedentarismo, vieram as atividades com vistas a incentivar hábitos como o autocuidado e o vínculo coletivo e sociabilidade, importantes aliados na prevenção da saúde física e mental. A partir das caminhadas, o Todos pela Vida passou a oferecer aos frequentadores sessões de alongamento, acompanhamento da pressão arterial e nível da glicose, culinária saudável e confecção de produtos naturais como o sal verde de ervas.


PALESTRAS E PASSEIOS

Paralelamente às atividades que integram a rotina do grupo, seus integrantes tiveram a oportunidade de acompanhar palestras com diferentes temas (saúde mental, agosto lilás, outubro rosa), participar de eventos temáticos como Festa Junina e Ronda Crioula, além de piquenique no Parque da Romaria e passeios ao Parque Witeck, às cidades de Santa Cruz do Sul, Tramandaí, Vera Cruz e Paraíso do Sul. As caminhadas acontecem todas as segundas e quintas-feiras, a partir das 7h, com a saída da equipe da ESF até a região do Km Zero.


O QUE CONTEMPLA O PROJETO

- Alertar quanto aos perigos de uma má alimentação;

- Conscientizar quanto aos benefícios de uma alimentação saudável;

- Ensinar a importância de higienizar os alimentos - criar a horta comunitária;

- Desenvolver capacidade analítica e interpretativa com os assistidos, raciocínio lógico, coordenação motora e percepção visual, tátil, olfativa e gustativa;

- Incluir atividades esportivas, de lazer e culturais, oportunizando o envelhecer saudável;

- Incluir grupos de artesanato, terapia ocupacional e oficinas de culinária nas atividades semanais.



Imagens: Divulgação.

bottom of page