top of page
  • Lenon Quoos

Rio Jacuí chega a 25,45 metros e passa a ser a 4ª maior enchente da história em Cachoeira


A aferição da medição do nível do Rio Jacuí na Barragem do Fandango realizada diariamente às 17h30min, informa que o nível chegou a 25,45 metros nesta sexta-feira, 15 de setembro. Com isso, a enchente ocupa agora o 4º lugar da maior de todos os tempos em Cachoeira do Sul, ultrapassando a de 1984, que até então ocupava a referida posição ao chegar a 25,25 metros.


Na medição das 7h30min, o rio estava com 25,15 metros, ou seja, subiu 30 centímetros em 10 horas, com uma média de 3 centímetros por hora, mesmo sem chuvas.

Segundo relatório apresentado pela Defesa Civil, 92 famílias já foram atingidas pelas águas em Cachoeira, um total de 245 pessoas, sendo 157 adultos, 88 crianças e 370 animais. Atualmente, são 20 famílias desabrigadas e outras 65 desalojadas.


Balneários como o São Lourenço e o Irapuá estão completamente alagados, inclusive em todas as residências.


Barragem do Capané segue em Alerta

O Irga declarou que a Barragem do Capané está em estado de Alerta e por precaução, foi realizado o fechamento da estrada a jusante (abaixo) da barragem e comunicado aos moradores locais da Zona de Auto Salvamento (ZAS).


Defesa Civil do Estado, SEMA e CENAD monitoram a situação em conjunto com a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil. O IRGA atualizará as informações diariamente, ou se alterar o nível operacional. A evacuação é realizada se a situação evoluir para Emergência.



コメント


bottom of page