top of page
  • Lenon Quoos

RS receberá R$ 35 milhões do MEC para reconstruir escolas

O Ministério da Educação (MEC) estima investir mais R$ 35 milhões nas localidades em situação emergencial na região do Vale do Taquari. A pasta tem trabalhado em conjunto com as redes de ensino do Rio Grande do Sul para restabelecer as escolas públicas atingida pelas inundações no mês de setembro. O MEC e uma de suas autarquias, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tem prestado apoio técnico e financeiro para auxiliar em obras de recuperação das escolas, compra de mobiliário e equipamento educacional, além do envio de material didático.


Na quarta-feira, 27, o ministro de Educação, Camilo Santana, recebeu o governador Eduardo Leite em Brasília. No dia seguinte, 28, a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardto, visitou o Estado. "O MEC esteve na região para dar continuidade ao processo de levantamento de demandas e levar o apoio do governo federal. Além do diálogo com a gestão estadual, realizamos atendimentos individuais com representantes dos municípios mais impactados pelas enchentes. Em nome do MEC, presto nossa solidariedade às famílias e comunidades impactadas pela crise climática", afirmou a secretária.


Reunião técnica

Representando o Ministério da Educação, a secretária sobrevoou as regiões mais impactadas, integrando comitiva com a primeira-dama, Janja Lula da Silva, e ministros do governo federal. O grupo também participou de reunião técnica com representantes das gestões federal e estadual para apresentar o diagnóstico da situação emergencial, estudos e prognósticos para os eventos meteorológicos dos próximos meses na região do RS e o plano de ações de enfrentamento à crise climática.


A secretária Kátia e representante do FNDE atenderam individualmente as secretarias municipais de educação das localidades atingidas para orientar na solicitação de apoio técnico e recursos. A pasta instalou uma central de atendimento interministerial para enfrentamento da emergência no Vale do Taquari.


Apoio técnico

Na rede estadual, nove escolas foram impactadas nas cidades de Lajeado, Encantado, Muçum, Roca Sales, Estrela, Venâncio Aires e Santa Tereza. Nas redes municipais, nove municípios foram mais impactados: Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Muçum e Roca Sales.


O apoio será efetivado via Plano de Ações Articuladas (PAR). Também haverá ações específicas via Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), com entrega de materiais didáticos de Ensino Fundamental e Ensino Médio via reserva técnica.

Outra frente será via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), para compra de itens de consumo, como materiais de limpeza.


O apoio técnico e financeiro do MEC será destinado à rede estadual do Rio Grande do Sul e às redes municipais priorizadas pela Undime estadual:

  • Arroio do Meio

  • Bom Retiro do Sul

  • Colinas

  • Cruzeiro do Sul

  • Encantado

  • Estrela

  • Lajeado

  • Muçum

  • Roca Sales

Imagem: Reprodução.


Comentarios


bottom of page