top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Sábado para se proteger da influenza e da covid-19 em Cachoeira

Acionado o sinal de alerta para a evolução da influenza em Cachoeira do Sul, doença que já contabiliza dois óbitos recentes (um em maio e outro neste mês), a Prefeitura Municipal organiza para o próximo sábado (29/06) mais uma ação de multivacinação para incentivar o público em torno da imunização. Com foco no controle da influenza (gripe), a campanha estará oferecendo também as doses contra a covid-19 e demais vacinas do calendário regular. “A cidade enfrenta surtos da doença nas escolas, um número crescente de notificações em diferentes faixas etárias e pacientes com complicações graves e internações hospitalares”, adverte a responsável pelo setor de imunizações da Secretaria Municipal da Saúde, enfermeira Mariana Bortolazzo.



O chamamento público leva em consideração o índice de cobertura vacinal contra a gripe, atualmente em 46,54% do público total estimado, desempenho considerado aquém do desejado pelos órgãos de saúde. As doses contra a doença estão disponíveis a todos os usuários do SUS a partir dos seis meses de idade. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Devido à similaridade de sintomas com os infectados pelo coronavírus, os casos são classificados como síndrome gripal (incluindo a Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG) e ficam sujeitos à investigação epidemiológica. “A vacinação é a estratégia mais eficiente contra as infecções respiratórias pois consegue reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo”, destaca o secretário municipal da saúde, Daniel Rigon, destacando que este será o terceiro sábado de imunização ofertado pela Administração Municipal desde o início da campanha da influenza, em 25 de março.


HORÁRIO EXTRA PARA PROTEÇÃO

Os esforços da Prefeitura Municipal ocorrem no sentido de alertar a população quanto a evolução e agravamento das síndromes gripais, enquanto oferece mais um horário adicional para a distribuição das doses, das 9h às 17h do próximo sábado, sem fechar ao meio-dia, em cinco unidades: EAP Central, EAP Marina, EAP Centro Social Urbano, ESF Carvalho e ESF Tupinambá. A imunização contra a covid-19 ganhou novo fôlego no início deste mês com a reposição pelo Ministério da Saúde da vacina monovalente XBB da fabricante Moderna, a versão mais atualizada contra a cepa atual, a subvariante ômicron XBB 1.5. Usuários do SUS a partir dos seis meses de idade estão aptos a buscar a nova dose, bastando comparecer ao serviço de saúde munidos de documento de identidade com CPF e caderneta de vacinação para que as equipes analisem a situação vacinal conforme regularidade das doses anteriores, faixa etária e grupo de risco. A nova vacina também pode ser recebida por pessoas que nunca tenham tomado qualquer dose contra o coronavírus.


SINAL DE ALERTA PARA INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS

2 Óbitos confirmados por Influenza em 2024 – pacientes jovens do sexo masculino, 25 e 27 anos, portadores de comorbidades e não vacinados para a doença;


4 Óbitos confirmados por Covid-19 em 2024:

  • paciente do sexo feminino, 59 anos, com esquema vacinal completo para a doença mas apresentando quadro de comorbidades;

  • paciente do sexo masculino, 62 anos, sem cadastro para qualquer dose de vacina para a doença;

  • paciente do sexo masculino, 67 anos, portador de comorbidades e com esquema vacinal desatualizado para a doença;

  • paciente do sexo masculino, 72 anos, portador de comorbidades e vacinado para a doença com esquema inicial, sem a dose de reforço do ano vigente.


PROGRAME-SE:

Sábado – 29/06, das 9h às 17h

Unidades: EAP Central, EAP Marina, EAP Centro Social Urbano, ESF Carvalho e ESF Tupinambá.


Durante a semana:

Segundas às sextas-feiras, das 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min, na EAP Central, EAP Centro Social Urbano, EAP Marina, ESF Quinta da Boa Vista, ESF Carvalho, ESF Noêmia, ESF Barcelos, ESF Tupinambá e ESF Ponche Verde.


Texto: Viviane Souza - Ascom SMS

Comments


bottom of page