top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Ulbra abre inscrições para o vestibular de Verão

A Ulbra está com as inscrições abertas para o Vestibular de Verão com início das aulas previsto para o primeiro semestre letivo de 2024. A universidade oferece 30 cursos na modalidade de ensino presencial, 22 EAD e sete híbridos. Os candidatos podem ingressar por meio de vestibular ou utilizando a nota do Enem. Para as modalidades presencial e a distância, os interessados devem acessar o site vestibular.ulbra.br ou via chatbot até 22 de março de 2024, sem custo.

O processo de seleção é realizado de forma contínua, pela internet, incluindo o exame, sem a necessidade de agendamento. O link para realização da prova é exclusivo para cada candidato e acessado através da página eletrônica ou pelo chatbot de inscrição. Ao concluir o teste, o candidato recebe o resultado na hora. As vagas são preenchidas de acordo com a ordem da efetivação da matrícula dos aprovados.

A prova

O exame é constituído de uma redação em Língua Portuguesa que consta de uma produção de texto, com no mínimo 2.500 caracteres, sobre um tema disponibilizado aleatoriamente pelo sistema. A prova poderá ser realizada até serem preenchidas as vagas ofertadas, em edital, em cada um dos cursos disponíveis.

Será verificada a capacidade de o candidato produzir um texto coeso e coerente, no qual se evidenciem relações lógico-semânticas entre os enunciados, levando em conta o registro da norma padrão da língua portuguesa. Será avaliada ainda a adesão do candidato à proposta específica do teste, em relação à abrangência, gramática, temática e quantidade de caracteres. O candidato terá uma hora para concluir a redação.


Nota do Enem

A Ulbra reserva até 10% das vagas para quem desejar utilizar a nota obtida no Enem, dos anos 2016 a 2023, como critério de classificação para o processo seletivo. Neste caso, o candidato deve acessar o site vestibular.ulbra.br, realizar a inscrição em formulário próprio disponibilizado para isso e anexar cópia digitalizada do desempenho no Enem.

Quem optar pelo uso do Enem está dispensado de realizar a prova e concorrerá com a nota do seu Boletim de Desempenho. Para fins de aproveitamento dos resultados do Enem, serão aceitos somente candidatos que tiverem obtido nota igual ou superior a 200 pontos na redação.


Vagas e unidades no país

As vagas ofertadas para cada um dos cursos de graduação na Ulbra podem ser consultadas no edital do concurso vestibular, disponível no site vestibular.ulbra.br, na área de editais.

A rede Ulbra de Educação está presente em nove estados de cinco regiões do país, com 12 unidades de Ensino Superior, 12 unidades de Ensino Básico, 41 polos de Educação a Distância.

No Rio Grande do Sul, a Ulbra oferece cursos nas unidades de Cachoeira do Sul, Canoas, Carazinho, Gravataí, Guaíba, Santa Maria, São Jerônimo e Torres. A Ulbra tem ainda unidades em Itumbiara (GO), Santarém (PA), Palmas (TO) e Manaus (AM). A universidade está credenciada para participar do Fies.

Imagem: Arquivo.

Comments


bottom of page