top of page

37º Enart terá CTGs Gaudérios e Lanceiros e participantes individuais de três entidades na final

  • Foto do escritor: Da Redação
    Da Redação
  • 14 de nov. de 2024
  • 4 min de leitura

Invernada Veterana do CTG José Bonifácio Gomes.


Ainda que a cerimônia de abertura esteja marcada para o fim da tarde desta sexta-feira, 15, o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) terá atividades já na noite desta quinta, 14. O Ginásio Poliesportivo Arnão, além de ser o palco da Força A das danças gaúchas, sediará uma Mostra de Integração Cultural a partir das 20h, com apresentação de grupos de dança, entre eles a Invernada Veterana do CTG José Bonifácio Gomes, de Cachoeira do Sul. Essa é a 37ª edição do Enart, que é o maior festival de arte amadora da América Latina, que acontecerá a partir de amanhã, em Santa Cruz do Sul.


"A Invernada Veterana do CTG José Bonifácio Gomes se sente honrada de poder representar sua entidade e a cidade de Cachoeira do Sul em um momento tão especial para a cultura tradicionalista. Esta invernada que é formada por 11 pares e está se dedicando muito nos ensaios há mais de um ano, tendo como objetivo principal a participação no Festxirú, sendo este, o maior festival de danças da categoria no RS", ressalta a diretoria.


Fazem parte deste grupo, adultos apaixonados pela tradição gaúcha, que na infância e adolescência pertenceram as invernadas tradicionalistas e que manifestaram um forte desejo de dar sequência a esta vivência.


A entrada é gratuita para a comunidade e ocorre pela Rua Coronel Oscar Jost, sem necessidade de acessar o Parque da Oktoberfest. Também antes da abertura oficial, na tarde desta sexta, a Secretaria do Estado da Cultura vai promover o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha na Comunidade, um desfile temático no Centro de Santa Cruz.


CTG OS GAUDÉRIOS

O 37º Enart contará novamente com a participação do CTG Os Gaudérios que estará disputando na Força B. O grupo está novamente classificado direto para a fase final do festival e será o segundo grupo a se apresentar no Bloco 2, na manhã deste sábado, 16 de novembro.


Chegando à 12ª participação, o CTG foi fundado em 30 de junho de 1962 e participou do primeiro Enart em 2008. Passando inclusive pela força A do festival, a entidade soma bons resultados na Força B nos últimos anos. No ano passado, ficaram em 6º. Também houve quatro participações na final da Força A, em 2008, 2009, 2013 e 2014. Para este ano, as expectativas são de novamente conseguir uma boa colocação. A preparação é intensa, os ensaios acontecem praticamente todas as noites, começando às 22 horas e seguindo até a o começo da madrugada.


Cabo Toco somos nós: Novamente a invernada irá dar vida a um tema que contempla os Cachoeirenses, irão reviver a história de amor ao nosso chão pelos atos heroicos de Olmira Leal de Oliveira, a saudosa Cabo Toco, reverenciando a força da fé, da perseverança, do espírito de liderança e o sentimento patriótico para com o Rio Grande do Sul. Será evidenciada a vida e a obra da primeira mulher a integrar as fileiras da corporação da briosa Brigada Militar, em 1923. Participou dos movimentos revolucionários de 1923, 1924 e 1926. Cabo Toco é a patrona da primeira turma de Policiais Militares Femininas do Estado do Rio Grande do Sul. O conceito do empoderamento feminino é uma temática que teve origem no século passado e consolidou-se como um movimento político, social e filosófico com a finalidade de mostrar a força da mulher pelo viés da igualdade de gêneros.


CTG LANCEIROS DO SUL

A invernada adulta do CTG Lanceiros do Sul concorre pela segunda vez no Enart. Em seu primeiro ano, em 2023, eles conquistaram o 13º lugar da final. Assim como Os Gaudérios, Os Lanceiros concorrem na categoria adulto Força B - Bloco 4 e será o terceiro grupo a dançar na manhã deste sábado, 16. "Esperamos que dê tudo certo, pois ensaiamos muito. Temos fé que as cosias vão acontecer como tem que acontecer", ressaltou um representante.


Tendo como instrutor Anderson Santos e coreógrafo Éderson Vergara, a coreografia da invernada traz uma abordagem inspirada na estética e na poética das danças platinas, entendendo que não possui a vivência, nem a profundidade técnica para fazer um bailado tal qual os "gauchos", mas vão procurar homenagear a essa cultura tão rica do Rio Grande do Sul. Será evidenciado o "bombo leguero", instrumento de percussão, criado em Santiago Del Etero, Argentina, e que viajou por diversos lugares do mundo. Aqui, no RS, se fez um instrumento muito presente na arte e na cultura gaúcha.


CONCORRENTES INDIVIDUAIS

Cachoeira do Sul está representada por prendas e peões do CTG Os Gaudérios, CTG Lanceiros do Sul e CTG Tropeiros da Lealdade na final do 37º Enart, entre essa sexta e o domingo. Ao longo do ano foram horas de ensaio, passando pelas etapas regionais e inter-regionais até chegar ao palco dos sonho para cerca de cinco mil artistas de todo o Rio Grande do Sul.


Cachoeira leva nove concorrentes em concursos individuais, além de um grupo de canto e duas invernadas de danças de Cachoeira.

Conjunto Vocal: CTG Os Gaudérios

Declamação Feminina: Franciele Brasil Fabis - CTG Os Gaudérios

Declamação Masculina: Ruben Ehrhardt Junior (CTG Tropeiros da Lealdade) e Kelvin Silveira da Silva (CTG Os Gaudérios)

Gaita Piano: Felipe Aquino Seiffert - CTG Lanceiros do Sul

Solista Vocal Feminino: Ketlin Vivian Bottega (CTG Os Gaudérios) e Julia Biscaglia Ferreira Kilian (CTG Os Gaudérios)

Solista Vocal Masculino: Douglas Rosa da Silva (CTG Lanceiros do Sul) e Iury Barbathan Guterres Silveira (CTG Os Gaudérios).


O 37º ENART

A abertura está marcada para as 17h30min desta sexta, com a chegada da imagem de Nossa Senhora Medianeira e uma apresentação do DTG Poncho Velho, de Pnambi, campeão da Força A do Enart 2023. Durante o fim de semana, as competições se intensificam com eliminatórias e finais de algumas modalidades. No domingo, o evento chegará ao ápice com as finais das danças tradicionais, apresentações de danças gaúchas de salão e atrações inclusivas, como a dança gaúcha de salão adaptada para pessoas com deficiência intelectual ou múltipla.


Depois de conhecidos os campeões, o Enart encerrará com a apresentação do CTG Paixão Cortes, de Caxias do Sul, vencedor do Festival Gaúcho de Danças (Fegadan) 2024. Na sequência, haverá a dança da integração e a cerimônia de encerramento, prevista para as 19h30min.



Commentaires


bottom of page