40ª Feira do Livro de Cachoeira segue com programação diversificada para todas as idades
- Lenon Quoos

- 9 de out.
- 2 min de leitura
A 40ª edição da Feira do Livro de Cachoeira do Sul, com o tema “Palavras Conectando Culturas”, segue movimentando o público nesta sexta-feira, 10 de outubro, depois do segundo dia repleto de atividades culturais, palestras e lançamentos literários.
Nesta quinta-feira (9), e feira abriu às 9h, seguida da tradicional Hora do Conto, na Biblioteca Pública Municipal Dr. João Minssen, voltada ao público infantil e escolar. Ao longo do dia, a programação contemplou palestras, apresentações artísticas e lançamentos de livros, entre eles “Eternamente, Sou Poesia” (Nedi Garske), “Outonos Vadios” (Miriam Vieira da Cunha), “Memórias do Piquiri” (Paulo Corrêa Rodrigues), “Ainda a Arte de Declamar no Gauchismo” (José Luiz Rodrigues dos Santos) e “A Matriz da Cultura Negra no Gauchismo” (Liliana Cardoso).
O dia também contou com performances de grupos de dança e teatro, declamações, coral e orquestra estudantil, além do lançamento do “Manual da Aviação Agrícola”, de Pelópidas Bernardi. A Revelação de Talentos da ADVCC apresentou jovens artistas locais, destacando a diversidade cultural de Cachoeira do Sul.
Para sexta-feira (10), a Feira mantém intensa programação, com atividades a partir das 9h. Entre os destaques, estão o projeto “Dicionário das Ruas de Cachoeira do Sul”, apresentado por Charles Massirer, e a palestra “Patrimônio Histórico-Cultural: herança e desafios”, com Mirian Ritzel. À tarde, o público poderá participar da oficina “Inspiração Criativa e Criação Poética”, com Gujo Teixeira, além de apresentações de teatro e música, como o espetáculo “Era uma Vez” do Colégio Ulbra São Pedro e a performance musical do Gêmeos Sinfonia.
Os lançamentos literários do dia incluem “Trilhando Vida”, de Maria Élida Machado, “A Lambisgoia da Ponte de Pedra”, de Sérgio Almeida, e “As Botas de Pedro”, de Lino Vili Moura Ribeiro. A programação ainda conta com palestras sobre declamação e oratória, apresentações de grupos de dança e coral, além da premiação dos concursos literários promovidos pela Academia Cachoeirense de Letras (ACL). O dia será encerrado com a palestra “A Poesia Japonesa Encontra a Feira do Livro” e show da Banda Dopamina, às 21h.
A Feira do Livro segue até domingo (12), oferecendo ao público uma ampla variedade de títulos e oportunidades de interação com escritores e editoras de Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Canoas e Gravataí. Entre os expositores confirmados estão Livraria Nascente, Sebo Camobi, Sebo Curumim, Pepê Eventos, Livraria Espírita, Livraria Fé Café, Editora Coralina, Corvus Book, AJR Distribuidora e Brechó de Garagem.
O evento valoriza a diversidade étnica e cultural da cidade, oferecendo atividades para todas as idades, incluindo oficinas, palestras, sessões de autógrafos, apresentações artísticas e muito mais, consolidando-se como um dos principais pontos de encontro cultural de Cachoeira do Sul.
Créditos: Replay Mídia Visual / Edição de Imagens




































Comentários