top of page
Foto do escritorDa Redação

Adriana Palladino | Abril Laranja

O Abril Laranja foi criado pela ASPCA  (Sociedade Americana Para a Prevenção da Crueldade contra Animais). A intenção é a de conscientizar a população quanto os maus-tratos e principalmente, que a crueldade é CRIME! O Abril Laranja é um evento mundial que vem criando força com o passar dos anos.


Vários estados e até municípios já aprovaram leis que incluem o Abril Laranja em seus calendários anuais e oficiais para que, no mês, sejam realizadas várias atividades sobre o tema. A lei aqui em Cachoeira do Sul  foi criada por mim quando  estava na Câmara de Vereadores. A lei existe desde 2021, mas infelizmente pouquíssimo foi feito até hoje.


O Conselho Federal de Medicina veterinária descreve como maus-tratos: qualquer ato, direto ou indireto, comissivo ou omissivo, que intencionalmente ou por negligência, imperícia ou imprudência provoque dor e sofrimento desnecessários aos animais.


Existem diversas formas de maus-tratos: abandonar, manter acorrentado em correntes curtas, negligenciar a saúde, usar de violência física, privar de alimento e água, deixar exposto ao sol ou a chuva são algumas dessas formas.

Fiscalizar os maus-tratos não é obrigação dos protetores como algumas pessoas pensam. A fiscalização de casos de maus-tratos é dever do poder público.


Fiscalização e conscientização devem ser ações diárias e que devem andar juntas, pois não se enganem, se essas ações não acontecerem de forma constante e eficaz, nós protetores viveremos sobrecarregados de casos que muitas vezes não dependem de nós a solução.


Vou dizer aqui o que já disse repetidas vezes. 3 ações devem acontecer de forma sistêmica e conjunta para finalmente as coisas começarem a melhorar,: castração, fiscalização e conscientização. Enquanto o poder público não entender isso, nós protetores, seremos sobrecarregados de casos e viveremos implorando que a sociedade se compadeça e adote de forma responsável esses animais que infelizmente não tiveram a sorte de encontrar pessoas boas e que os amassem como eles merecem.



Adriana Palladino

Comments


bottom of page