Em setembro completarei 11 anos como cachoeirense. Aqui escolhi viver por ser uma cidade tranquila e pela oportunidade de fazer a diferença na vida dos animais. Vim para cá trazendo junto 10 gatos e 2 cães. Mesmo recebendo alguns comentários do tipo: “Nossa, você vai levar todos esses bichos? Vai gastar uma fortuna!” Sim eu gastei! Mas não deixaria nenhum para trás, pois a escolha de mudar foi minha. A culpa não era deles! Portanto todos vieram comigo. Mas muita gente não pensa assim. Descartam seus animais como se fossem objetos velhos e sem serventia, pelas razões mais absurdas. E por isso vivemos hoje num caos.
O Cempra, o canil municipal, nunca esteve tão lotado! Mais de 300 animais vivem lá, e convenhamos, o Cempra nunca foi bom lugar para viver. Não adianta “tapar o sol com a peneira”: o Cempra continua sendo um local horrível para os animais. Imagina viver a vida inteira num espaço pequeno, sem amor e sem família. Só isso já poderia se dizer que é ter uma vida infeliz.
Meu querido amigo, hoje vice-governador do nosso Estado, Gabriel Souza, me disse certa vez uma frase que, no primeiro momento me impactou, mas depois de algum tempo, fui obrigada a dar razão a ele: “Cidade que tem canil é uma cidade que fracassou nas ações de bem-estar animal”!
Veja, é muito mais fácil recolher, mas, e o depois? Simplesmente condenar o animal a viver daquele jeito, tendo uma refeição por dia, a ficar preso noite e dia, muitas vezes no barro, é dar dignidade a ele? O Cempra deve ser um local transitório e não uma prisão perpétua para aqueles que são condenados apenas pelo fato de existirem!
Resolver o problema dá trabalho. É preciso esforços, dedicação e principalmente, de firmeza no propósito. É preciso atacar os 3 pontos principais: CASTRAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO. Enquanto esses três pilares não andarem juntos, estaremos enxugando gelo! Enquanto os gestores não tiverem um olhar atencioso e afetuoso para os animais, pouco será feito!
Enquanto isso, nós, ONG’s e voluntários, estamos fazendo a nossa parte. Domingo passado finalizamos o protocolo de vacinação de 170 cães do Cempra, pela primeira vez na história daquele local. Conseguimos doar centenas de animais de lá nos últimos anos e a luta continua. Continuamos buscando adoções responsáveis para os animais e lutando pela melhoria dos espaços. Sempre na esperança que chegue o dia de ao invés de termos baias lotadas, possamos comemorar baias vazias. Adoções responsáveis e menos animais abandonados nas ruas.
Com um trecho da letra da famosa música “Image” de John Lennon, eu finalizo essa coluna te convidando a fazer parte dessa mudança:
“Você pode dizer que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Espero que um dia você junte-se a nós E o mundo será como um só” Adriana Palladino
Comments