Adriana Palladino | Fevereiro Roxo
- Da Redação
- 23 de fev.
- 2 min de leitura
Fevereiro Roxo é o mês de prevenção de doenças em animais idosos. Como sempre digo aqui, a prevenção sempre será a melhor escolha do tutor para garantir uma vida saudável para seu pet. Animais idosos precisam de um cuidado e uma atenção maior. A qualquer sinal de mudança de comportamento é importante levar ao veterinário para ver se realmente está tudo bem.
Ter um animal de estimação, independentemente da idade, é saber que ele não vive só de comida e água. Ele precisa de cuidados básicos para ter uma vida longa e saudável: vacinas, vermífugos, controle de pulgas e carrapatos e, principalmente, a castração são cuidados necessários.
Dos 8 cães que tenho, 6 são idosos e já me preparo psicologicamente para a partida deles, pois alguns já tem mais de 15 anos. Desses 6 idosos, 5 são do CEMPRA. Tenho contado a história deles nas minhas redes neste mês para, de alguma forma, incentivar a adoção de cães do CEMPRA, principalmente os idosos que vivem lá.
Lembrando de todas essas histórias eu percebo como os cães sem raça definida são incrivelmente saudáveis. Dos meus 8 cães, pouquíssimas vezes qualquer um deles ficou doente. Nos últimos anos não lembro de nenhum deles ficar doente e só faço os cuidados que menciono acima, uma boa alimentação e eles seguem saudáveis. Brinco dizendo que os sem raça definida são “Highlanders”. Quem não sabe o que é um Highlander eu explico: foi um filme icônico de muito sucesso na década de 80. Highlander era um ser imortal. Se você gosta de filmes, vale assistir a esse clássico.
Quero dizer com isso que muitos desses cães idosos vivem muito bem sua velhice. Alguns deles, como a minha cadela mestiça de border collie, a Pirata, que tem mais de 15 anos e pensa que é filhote, quando a solto no quintal corre igual a uma louca, sem parar. Está comigo há mais de 10 anos e nunca ficou doente. Tem uma saúde de ferro!
O Fevereiro Roxo, além de falar sobre a importância da prevenção das doenças, pode ser também uma bela oportunidade de adotar um animal idoso do CEMPRA, dar-lhe uma oportunidade de ter um final de vida digna e cheia de amor. Se você tiver condições, adote um cão idoso e tenha certeza que receberá de recompensa amor incondicional. Além disso, os cães idosos já passaram da fase de muito agito (filhotes às vezes são bem daninhos nessa fase) e são companheiros mais silenciosos e tranquilos.
Adriana Palladino.
Comments