top of page

Adriana Palladino | O macaquinho Punch e a lição de vida que nos dá

Punch é um filhote de macaco japonês que nasceu no zoológico da cidade de Ichikawa, uma cidade próxima a capital, Tóquio.


A história de Punch viralizou no início do ano depois de ser abandonado pela mãe e criado pelos tratadores.


Mas, por qual razão Punch viralizou na internet? Na minha humilde opinião foi por sua coragem e resiliência. Punch foi criado por humanos no início da sua jornada nessa vida. Um belo dia, um dos tratadores lhe deu um macaquinho de pelúcia que era maior que ele, e nele ele se apegou e encontrou muitas vezes o apoio e o conforto nos momentos difíceis, e não foram poucos, pois a cada tentativa de aproximação dos outros macacos ele era rejeitado e sempre que isso acontecia ele corria para sua pelúcia, buscando conforto e segurança.


Punch virou um sucesso mundial. A visitação do zoo aumentou em dez vezes, gerando filas enormes e vídeos espalhados por toda rede. Cada movimento, cada aparição desse pequeno é sempre um sucesso. A  pelúcia é da marca IKEA que, além de ter doado várias outras para ele, teve seu estoque esgotado tamanha foi a procura.


Mas por que a história dele gerou toda essa comoção? Porque ele não desistiu; a cada rejeição ele retornava para a sua pelúcia e nela encontrava apoio, força e confiança também.


Hoje, 7 meses depois, ele foi aceito pelo grupo, fruto de seu próprio esforço. Ele continua com sua pelúcia e também tem num dos tratadores a figura paterna, mas segue evoluindo, criando vínculos e se tornando mais seguro e feliz.


Essa linda história só reforça o que sempre disse aqui: os animais são seres sencientes; eles sentem dor, medo, tristeza e alegria também. Entender isso é um grande passo para diminuir os maus-tratos e entender de uma vez por todas que o mundo não é nosso, dos seres humanos, e sim somos parte de um todo e os animais são sim parte fundamental dessa existência, independente da espécie.




Adriana Palladino

 
 
 

Comentários


bottom of page