top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Aero Santos Dumont forma mais uma turma de pilotos agrícolas


Nesta quinta-feira, 19 de outubro, foi realizado no hangar do Centro de Instrução de Aviação Civil Aero Santos Dumont, em Cachoeira do Sul, o churrasco da turma 103 do Curso de Aviação Agrícola (CAVAG), totalizando o treinamento de 1.083 pilotos desde o começo das atividades da escola homologada Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).


Durante o curso de piloto agrícola, os aviadores que concluíram ao menos 370 horas de voo, recebem mais 31 horas de voo de instrução, onde aprendem as mais modernas técnicas de voo agrícola com fitossanitários, fertilizantes e semeaduras áreas e usos de GPS e equipamentos agrícolas como atomizadores, barras, bicos e etc.


As aeronaves da Aero Santos Dumont são as mais modernas atualmente no mercado, sendo o Embraer Ipanema 202 a aeronave utilizada com os mais modernos sistemas via satélite de georreferenciamento de lavouras. Os pilotos também recebem nos 40 dias de curso, 120 horas aula de teorias da aviação agrícola dos engenheiros agrônomos catedráticos da escola, sobre a agricultura brasileira, os diferentes tipos de culturas e os mais modernos sistemas de trato com a fauna e flora mundial.


Além disso, adquirem sólidos conhecimentos sobre boas práticas com os cuidados necessários ao meio ambiente e completo respeito às normas ambientais brasileiras, em sede de IBAMA, FEPAM e etc.


Compondo o corpo docente estão Médicos, Advogados, Pedagogos, Fiscais Federais Agropecuários, Engenheiros Agrônomos, que também dão aulas extra curriculares no curso CAVAG palestras técnicas de fabricantes de aeronaves, equipamentos e fitossanitários em geral.


Devido ao histórico de excelência na formação de pilotos agrícolas, a Aero Santos Dumont informa que quase a totalidades dos formandos já saem contratados para trabalhar, inclusive muitos chegam com os cursos previamente pagos por empresas contratantes.


O evento contou com a presença de familiares, autoridades, professores e instrutores de voo. A próxima turma começa em breve.





Imagens: Pelópidas Bernardi.


Comments


bottom of page