• Da Redação

Aline Corrêa | Pintar azulejos vale a pena?

Surgiu outro dia uma dúvida que eu achei relevante trazer para vocês, foi ela “ vale a pena pintar os azulejos do banheiro e cozinha?” Quando você não quer quebra-quebra, não quer passar por uma obra, mas quer mudar a cara do seu banheiro ou cozinha, vale a pena sim a pintura de azulejos é pratica e rápida.


Essa ideia de que o banheiro necessita de uma cara nova e você não quer passar pela obra se encaixa perfeitamente para a pintura de azulejos. Você pode pintar as paredes e o piso, só que no piso você vai ter um pouco mais de manutenção que a parede, porque a parede você não tem nenhum atrito direto e no piso sim, porque você terá fluxo de pessoas caminhando e gerando esse atrito e isso pode com tempo acabar desgastando essa tinta do piso.



E como fazer essa aplicação da pintura? Ela é bem simples, primeiro você começa fazendo a limpeza da sua parede, as vezes em banheiro fica aquele certo lodo nas paredes e na cozinha fica um pouco de gordura. Faça essa limpeza com uma bucha e detergente e lave bem a parede e depois passe um paninho com álcool para garantir que está bem limpa, e depois que ela estiver 100% seca você escolhe a tinta que quer usar para dar acabamento nos seus azulejos.


Existe algumas tintas com base solvente e base água, para o banheiro é preferível usar base solvente que é o epoxi. Tem fosca, acetinada e semi brilho. As mais resistente para áreas molhadas como um banheiro, um box que irá receber bastante água geralmente são as que tem um pouquinho mais de brilho, procure na lata quando estiver escrito “para ambientes externos”, essa nomenclatura quer dizer que é resistente a água e ira servir para o seu banheiro. E a aplicação pode ser com um rolo, geralmente os rolinhos de espuma não são indicados para tintas com base solvente mas tem outros rolos que são indicados.


E o rejunte? É possível pintar ou passar um novo por cima? Na verdade tem as duas opções, mas pintar o rejunte acaba sendo mais fácil, você vai com um pincel menorzinho e passa no rejunte para fechar bem o rejunte, mas porque eu não posso pintar tudo com o rolinho Aline? Quando você pinta o azulejo com o rolo, ele geralmente passa direto pelo rejunte porque o rejunte está um pouquinho abaixo do nível do azulejo então o rolinho passa direto por cima do rejunte e não pinta ali embaixo aquele branquinho do rejunte e com o pincel você consegue alcançar aquele furinho melhor e depois que você pintou todo o rejunte com o pincel você vai com o rolinho e aplica com uma, duas, três ou ate quatro demãos até fechar bem a cor, quanto mais escura a cor ou se tiver um desenho no azulejo mais demãos você vai precisar passar.



Sobre a pintura de pastilhas? Qual tipo de tinta? Como é feita a pintura? Na verdade o processo é o mesmo, a tinta para azulejo é a mesma tinta para pastilhas, porcelanato e até mesmo para pastilha de vidro, as vezes surge um medo de que vidro não pode ser pintado, mas pode sim e todos eles tem o mesmo processo do azulejo, porcelanato , pastilha.


Tenha cuidado quando for misturar a tinta, eles pedem para acrescentar 10% de água, 10% do solvente, se não misturar bem pode manchar. Da mesma forma, se não passar todas as demãos necessárias, ou se não esperar secar entre um intervalo de uma demão e outra, também pode manchar.


Se essa dica se encaixa nas suas necessidades, é muito válido sim a pintura dos seus azulejos. Porem se atente aos detalhes que essa técnica pede. Por fim use e abuse da sua criatividade. E se for pintar, me mande uma foto, vou adorar participar da sua mudança.


Aline Corrêa


Contatos:


https://mywhats.net/arqalinecorrea

https://www.facebook.com/arq.alinecorrea/

https://www.instagram.com/arq.alinecorrea/

Tchê Peq..png