O Fatos 24h apurou a existência de mais de 20 denúncias de cachoeirenses nos últimos 40 dias contra a concessionária Rio Grande Energia (RGE). Nestes mesmos casos, os clientes protocolaram boletins de ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), informando que após efetuar o pagamento de suas contas de energia elétrica através do site da RGE, a empresa comunicava o corte e cortava a luz dentro de alguns dias.
Para saber o motivo, os clientes então questionavam a concessionária, que alegava não ter recebido o pagamento. Indignados com a situação, os cachoeirenses procuraram os seus direitos e realizaram os boletins.
Com o objetivo de ter uma explicação sobre esse caso, a reportagem do Fatos 24h entrou em contato com a RGE, que em comunicado fez questão de esclarecer que o site da distribuidora não foi hackeado ou invadido.
"A concessionária tomou conhecimento de casos recentes de golpes que estão sendo aplicados através do ambiente digital e reforça que não se trata de ataques por meio de seu site oficial, mas sim de sites falsos que induzem os clientes ao erro, capturando informações do cliente ao simular o site oficial da RGE", pontua.
Com isso, a empresa ressalta que vem adotando todas as medidas necessárias para minimizar a situação e que reforça constantemente, em campanhas de comunicação com a população, por meio de divulgação nas redes sociais, canais de atendimento e e-mail, as informações e orientações sobre seus serviços. A RGE acrescenta que possui políticas de proteção dos acessos ao site oficial da empresa e orienta que o consumidor vítima de golpe de terceiros faça o registro do boletim de ocorrência policial.
Orientações de segurança sobre as contas de energia elétrica:
A via de acesso à conta digital, para clientes que recebem a conta por e-mail, é o link encaminhado aos clientes pelo endereço contadigital@cpfl.com.br.
Ele deve solicitar a segunda via da conta exclusivamente pelo site www.rge-rs.com.br ou aplicativo CPFL Energia, e pagar a fatura obtida com o código de barras ou código PIX. Atenção especial se for usar sites de busca, como o Google, pois é aqui que os sites fraudulentos podem aparecer para o cliente. O link correto é o https://www.rge-rs.com.br/descomplica-debitos-segunda-via.
Antes de confirmar o pagamento por boleto ou PIX, o cliente deve se certificar de que o valor é o mesmo que aparece na conta e se o nome e CNPJ do favorecido são os da empresa de energia. No caso da RGE, o CNPJ é o 02.016.440/0001-62. Em qualquer divergência ou suspeita sobre o favorecido, o cliente não deve fazer o pagamento.
A RGE também possui uma área específica no site para orientações gerais de segurança para os clientes, o https://www.rge-rs.com.br/fato-ou-fake.
Em caso de dúvidas, os clientes podem acessar os canais de atendimento; na RGE são: WhatsApp (51) 999550002, SMS 27350 e call center 0800 970 0900 (ligação gratuita).
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