top of page

Aprovado projeto que torna Cachoeira a "Capital Estadual da Formação de Pilotos Agrícolas"

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou nessa terça-feira o parecer favorável ao projeto de lei 497/2023, que torna Cachoeira do Sul a “capital estadual da formação de pilotos agrícolas”.


Proposta do deputado estadual Cláudio Tatsch, a iniciativa - que teve como relator na CCJ o deputado Capitão Martin - faz referência à história de Cachoeira do Sul, que tem tradição na formação de pilotos agrícolas.


O projeto homenageia especialmente a Aero Agrícola Santos Dumont, fundada em 1976 por Laudelino Bernardi. Ele faleceu em 2022 e atualmente a empresa, especializada na formação de pilotos agrícolas, e administrada por seu filho, Pelópidas Bernardi.


A empresa Aero Agrícola Santos Dumont, que já atingiu a marca de 1,1 mil profissionais formados pelo seu Curso de Piloto Agrícola (Cavag), em mais de 100 turmas realizadas desde os anos 1990. Isso praticamente na sequência do fechamento, pelo governo federal, do Cavag que era mantido pelo Ministério da Agricultura na antiga Fazenda Ipanema. O local funcionou entre 1967 e 1991 no interior de Sorocaba – local hoje pertencente ao Município de Iperó.


A tramitação conclusiva da matéria será na Comissão de Assuntos Municipais, para onde o projeto de lei 497/2023 foi encaminhado logo após a aprovação na CCJ.

FORMAÇÃO

Apenas da aviação agrícola existir no Brasil desde 1947, foi em 1965 que o governo federal regulamentou a formação de pilotos especificamente para essa atividade. Atualmente, para poder ingressar em um curso de piloto agrícola, o candidato precisa antes ter a licença de piloto comercial e somar pelo menos 370 horas de voo.


Segundo a Agência Nacional de Aviação Agrícola (Anac), o Brasil tem atualmente 2.115 pilotos agrícolas com licença válida. Treze deles são mulheres e 19 têm licença para pilotar também helicópteros agrícolas.



 
 
 

Comentários


bottom of page