top of page

Balneário Praia Nova passará por monitoramento de balneabilidade

A Prefeitura de Cachoeira do Sul informa que o Balneário Praia Nova, no Rio Jacuí, passará por monitoramento de balneabilidade, realizado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), dentro do Projeto Balneabilidade 2025/2026.


A Praia Nova é um dos pontos monitorados pela FEPAM no Estado e contará com acompanhamento semanal da qualidade da água durante todo o verão.


A abertura da temporada de verão do balneário está marcada para o dia 14 de dezembro. 


Como é feita a análise da balneabilidade?

O monitoramento segue os critérios das Resoluções CONAMA nº 274/2000 e nº 357/2005, que avaliam a presença de Escherichia coli (bactéria indicadora de contaminação fecal) e Cianobactérias. 


A partir da análise, a condição da água pode ser própria - quando os valores se mantêm dentro dos limites seguros, ou imprópria - quando há risco à saúde dos banhistas.


As coletas são realizadas e analisadas pela FEPAM, e o resultado é divulgado semanalmente.


No verão 2025/2026, o monitoramento ocorrerá de 9 de novembro de 2025 a 24 de fevereiro de 2026 ( com divulgação toda sexta-feira). 


Como consultar a balneabilidade da Praia Nova

As informações atualizadas ficam disponíveis na placa instalada no acesso ao Balneário Praia Nova, assim como no aplicativo e site BALN: balneabilidade.rs.gov.br (sistema da FEPAM/PROCERGS).


 
 
 

Comentários


bottom of page