top of page

Balneário Praia Nova segue próprio para banho em Cachoeira do Sul, aponta Fepam

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

O Balneário Praia Nova, em Cachoeira do Sul, foi classificado como próprio para banho no quarto boletim do projeto Balneabilidade da temporada 2025/2026, divulgado nesta sexta-feira, 2 de janeiro, pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).


O informativo é baseado nas coletas de água realizadas entre os dias 29 e 30 de dezembro de 2025 e traz um panorama da qualidade das águas em praias e balneários de todo o Rio Grande do Sul. Ao todo, 96 pontos estão sendo monitorados em 45 municípios gaúchos. Desses, 12 foram considerados impróprios para banho nesta semana, enquanto a maioria, incluindo o ponto monitorado em Cachoeira do Sul, apresentou condições adequadas para recreação.


De acordo com a Fepam, pela primeira vez nesta temporada, cinco pontos do Litoral Norte aparecem na lista de locais impróprios. Entre eles estão balneários e trechos de Capão da Canoa. Também constam na relação pontos em municípios como Pelotas, Cerrito, Piratini, Pedro Osório e Tapes.


O presidente da Fepam, Renato Chagas, informou que o setor de fiscalização já está mobilizado para apurar as causas da contaminação nos pontos do Litoral Norte. Segundo ele, além do monitoramento regular, serão realizadas coletas em drenagens pluviais para identificar possíveis fontes de poluição, com posterior notificação aos municípios envolvidos.


O projeto Balneabilidade é executado anualmente pela Fepam desde 1979 e integra a Operação Verão Total do governo do Estado. A iniciativa conta com o apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep).


Os resultados das análises são divulgados semanalmente, sempre às sextas-feiras, no site e nas redes sociais da Fepam, além de placas informativas instaladas nos balneários e no webaplicativo do programa. Os boletins seguem sendo publicados até o dia 27 de fevereiro.

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page