top of page

Bar do Preto homenageia o Cine Via Sete no Carnaval 2026

22 de set. de 2025
2 min de leitura

Luzes, câmera… samba! A Associação Cultural Coletivo Bar do Preto, sensação do Carnaval 2025 de Cachoeira do Sul, já definiu o tema para a folia do ano que vem: o bloco vai homenagear o Cine Via Sete, complexo de salas de cinema que vai completar 20 anos na cidade em 2026.


De acordo com Luis Paulo Rodrigues, o Preto, presidente da entidade, a homenagem será feita para reconhecer os serviços prestados pela empresária Ana Paula Pereira, proprietária do cinema e que também faz parte da diretoria da Associação. “É uma grande empreendedora e expoente da Cultura no município, que ao longo de todos esses anos, mesmo em períodos como o da pandemia da Covid-19, resistiu e manteve essa opção cultural de portas abertas para o nosso povo”, justifica Preto. “Por isso, vamos levar o Via Sete para o desfile na Júlio de Castilhos”, completa.


História – Inaugurado em 13 de abril de 2006, o Cine Via Sete foi a primeira empresa a se instalar no Orlando Plaza Shopping, antes mesmo de sua inauguração oficial. Ana Paula recorda que, em 2004, montou o primeiro cinema em Bagé, o que fez com que o idealizador do shopping, Orlando Tischler, entrasse em contato com a empresária, apresentando o projeto do centro comercial da rua Sete de Setembro. Ana Paula topou o desafio e, durante nove anos, o cinema foi o único empreendimento em funcionamento no local. Com a abertura oficial do prédio, ela investiu na abertura da segunda sala de exibição, que homenageia o inventor cachoeirense Ruben Prass, que colaborava para a manutenção do projetor de filmes da primeira sala. “Durante a pandemia, o Via Sete fechou por um ano. Foi um período difícil, mas voltamos mais fortes”, conta Ana Paula. “O pós-pandemia foi desafiador, pois recebemos a notícia do fechamento do shopping e lutamos para manter em dia os custos do gerador para o cinema permanecer aberto. Hoje, o Via Sete está estabilizado, e para as comemorações dos 20 anos pretendemos reformular a sala 1 e, pessoalmente, me sinto muito feliz e emocionada com essa homenagem do Bar do Preto”.


Samba já está sendo elaborado

A letra e a melodia do samba que a Associação vai defender na avenida está em fase final de elaboração. A diretoria ainda não revela quem são os autores, pois pretende organizar, em breve, um evento para lançamento da composição, quando os nomes serão revelados. “Podemos antecipar que, além do histórico do cinema, o samba vai celebrar também algumas figuras que fazem parte do bloco e colaboram há anos com o nosso Carnaval”, revela uma das diretoras, Janine Vidales. Para viabilizar seu desfile, além de aguardar os recursos públicos que tradicionalmente são investidos na festa popular, o Bar do Preto vem realizando promoções como almoços e rodas de samba com grupos musicais da cidade em sua sede, na rua Rui Ramos 487, no bairro Bom Retiro, para arrecadação de fundos para a compra de instrumentos musicais e outras despesas. Quem quiser colaborar e fazer parte do bloco, basta ir até o local aos domingos, a partir das 19h, ou entrar em contato pelo whatsapp 51 995891602.


Fotos/Texto: Alessandro Ferrony

 
 
 

Comentários


bottom of page