top of page

Brigada Militar flagra pesca irregular durante a piracema no interior de Cachoeira do Sul

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • 26 de dez. de 2025
  • 1 min de leitura

Uma ação da patrulha ambiental terrestre do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (2º BABM) de Cachoeira do Sul resultou no flagra de pesca irregular durante o período da Piracema 2025/2026, na localidade da Barragem do Capane, no interior do município. A ocorrência foi registrada na terça-feira, 23 de dezembro de 2025, após atendimento a uma denúncia.


Durante o patrulhamento aquático, os policiais flagraram dois indivíduos, identificados pelas iniciais J.L.M.B. e G.A.B., praticando pesca com o uso de redes, petrecho totalmente proibido neste período, em que a legislação ambiental visa proteger a reprodução das espécies.


No local, foram encontrados 48 peixes, das espécies conhecidas popularmente como traíra, pintado, jundiá e cascudo, alguns deles em processo de desova. Além disso, diversas tartarugas estavam presas às redes de pesca, caracterizando também crime contra a fauna.


Ao todo, foram apreendidos 600 metros lineares de redes de pesca, que foram recolhidas e encaminhadas à sede do 2º Pelotão Ambiental, onde passarão pelo processo de destruição, conforme determina a legislação ambiental. Os 48 peixes e cinco tartarugas foram devolvidos ao seu habitat natural.


Diante da flagrância, foi confeccionado Boletim de Ocorrência Policial pelos crimes de pesca ilegal e crime ambiental. Os autos do processo serão encaminhados à Polícia Civil e ao Ministério Público, para a adoção das medidas legais e responsabilização dos envolvidos.


A Brigada Militar reforça que a piracema é um período fundamental para a preservação das espécies e que a fiscalização seguirá intensificada em toda a região.


 
 
 

Comentários


bottom of page