• Da Redação

CACHOEIRA 200 ANOS E SUAS CONQUISTAS | HCB

A história do Hospital de Caridade e Beneficência foi marcada pelas ações comunitárias em prol de seu desenvolvimento. A origem foi em 1903, quando o advogado Ernesto Barros conclamou todos a se unirem pela ideia de Cachoeira do Sul ter um hospital.



Em 1903, o advogado Ernesto Barros publicou no jornal O Comércio um artigo intitulado “Apelo aos Corações Generosos” para conclamar os cachoeirenses. Em 23 de agosto de 1903, houve o lançamento da pedra fundamental do Asilo de Caridade, que originou o Hospital de Caridade e Beneficência.



Inauguração


O primeiro prédio para o Hospital de Caridade foi inaugurado em 1910, onde hoje funciona a Escola Profissional da Saúde, esgotou-se rapidamente em sua oferta de espaço físico, equipamentos e serviços para atender à demanda da cidade.



Em junho de 1925, quando Ernesto Müller presidia o Hospital, a diretoria reuniu-se para discutir a construção de um novo prédio, destinando-se o antigo, ou primeiro, a abrigar e atender aos doentes portadores de moléstias contagiosas, o chamado isolamento. Dez anos depois, em reunião acontecida no dia 16 de setembro, a maioria dos membros da então diretoria aprovou como local para construção do novo hospital a Praça Itororó, doado pela Intendência com esse fim.



Novo Hospital


Para a construção do novo Hospital foi aberta uma concorrência pública e em junho de 1937 a proposta apresentada conjuntamente por Costa & Hartmann e Theo Wiederspahn, de Porto Alegre, teve parecer favorável do Capitão José Diogo Brochado, relator da comissão de estudos de projetos. Em dezembro daquele ano houve a lavratura do contrato de construção com a firma Schuetz & Matheis, de Santa Cruz. Era provedor Edwino Schneider. Em 9 de janeiro de 1938 aconteceu a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do segundo prédio do hospital na Praça Itororó.



Atualidade


Com 117 anos de história, sendo uma referência regional em Oncologia, Neurocirurgia, Nefrologia e Traumatologia. Oferecendo soluções completas em saúde, do diagnóstico ao tratamento, com foco em um atendimento humanizado, seguro e resolutivo.


Estrutura


Conta com uma estrutura de 198 leitos, Centro Cirúrgico, UTI Adulto, UTI Neonatal e Pronto Atendimento. Dispõe de uma equipe multiprofissional altamente qualificada e um corpo clínico especializado, formado por 120 médicos credenciados.


O HCB é a casa de saúde da comunidade de Cachoeira do Sul e região, no qual 95,56% dos usuários dos serviços oferecidos pelo hospital, consideram o atendimento ótimo/bom de acordo com pesquisa de satisfação 2018.



Pesquisa: Arquivo Histórico Municipal

Fotos: Arquivo Histórico Municipal

Colaborou: Mirian Ritzel

Tchê Peq..png