Cachoeira do Sul passa a integrar o Programa Sustentare para destinação correta de resíduos eletrônicos
- Lenon Quoos

- há 2 horas
- 2 min de leitura
A Prefeitura de Cachoeira do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), firmou um Termo de Cooperação com o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, oficializando a entrada do município no Programa Sustentare — iniciativa estadual que promove a destinação correta, segura e sustentável de resíduos eletroeletrônicos.
O lançamento das ações ocorreu nesta quarta-feira, 3 de dezembro, na Praça José Bonifácio, com a presença do prefeito Leandro Balardin, da promotora de Justiça Dra. Débora Jaeger Becker, e do secretário municipal do Meio Ambiente, André Silveira.
Três trilhas para um futuro sustentável
O Sustentare atua em três frentes principais:
Doação de equipamentos em condições de uso;
Recondicionamento, quando há possibilidade de recuperação;
Reciclagem, garantindo que resíduos inutilizáveis tenham destino ambientalmente adequado.

Além de reduzir impactos ambientais, o programa incentiva a inclusão social, gera oportunidades de renda e fortalece a educação sobre consumo consciente, envolvendo órgãos públicos e instituições privadas.
A gestão estadual do programa é realizada pela Procergs, por meio do setor de Responsabilidade Socioambiental, e pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).
Primeiros pontos de coleta chegam às escolas
Na primeira quinzena de dezembro de 2025, Cachoeira do Sul receberá os primeiros pontos permanentes de coleta de resíduos eletroeletrônicos. A fase inicial abrangerá 10 escolas municipais, onde será testada a logística do programa antes da expansão para toda a rede de ensino, unidades de saúde e um ponto fixo no Paço Municipal.
As primeiras quatro escolas que receberão os contêineres, a partir desta quinta-feira, são:
– EMEF Dr. Baltazar de Bem (Bairro Marina)
– EMEF Getúlio Vargas (Bairro Santa Helena)
– EMEF Milton da Cruz (Bairro Santa Helena)
– EMEI Apcrim (Bairro Frota)
A lista completa das escolas participantes será divulgada nos próximos dias.
A implementação do Sustentare marca um avanço nas políticas ambientais do município, reforçando o compromisso com o descarte responsável e a construção de uma cidade mais sustentável.



















Comentários