Cachoeira do Sul tem 82.250 habitantes, aponta estimativa do IBGE
- Da Redação
- 30 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
A nova estimativa de habitantes no Brasil divulgada na quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) deve alterar a distribuição de recursos de transferências federais às cidades, como o FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
De acordo com o Instituto Cachoeira do Sul tem 82.250 habitantes, 2.180 pessoas há mais do que no censo de 2022 quando apontava apenas 80.070 habitantes. Ainda conforme o IBGE é errado inferir que houve um aumento de população em 2 anos. O que ocorreu foi um recálculo da população de 2022 depois de uma investigação sobre erros ocorridos no Censo.
Os dados foram publicados depois da divulgação da PPE em 22 de agosto. Nessa pesquisa o IBGE mapeia falhas na contagem de domicílios ou pessoas, que podem ser por omissão ou inclusão indevida. O estudo estimou uma taxa de erro de 8,3% nos dados do Censo.
O estudo é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo dos Fundos de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) e dos Municípios (FPM), que são modalidades de transferência de recursos financeiros da União para os estados e municípios previstas na Constituição Federal. A pesquisa também é referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos.
CONCENTRAÇÃO — O estudo também mostrou a distribuição da população brasileira e dos municípios de acordo com as classes de tamanho da população. Ao todo, 65,7 milhões de pessoas, ou 30,9% do total, estão distribuídas em 48 municípios com população maior que 500 mil habitantes, ou 0,9% dos municípios brasileiros. Outra parte considerável da população, cerca de 27,3% (58 milhões), está nos 339 municípios com população entre 100 mil e 500 mil, que correspondem a 6,1% do total de municípios.

Comments