top of page

Cachoeira recebeu o Mérito Museológico em cerimônia nesta quarta

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • há 7 horas
  • 2 min de leitura

Em cerimônia realizada na quarta-feira, 14 de maio, no Museu Municipal Edyr Lima, o Prefeito Municipal, Leandro Balardin, e a Secretária Municipal de Cultura, Dariely de Barros Gonçalves receberam, em nome da Sra. Lya Wilhelm, honrarias concedidas in memorian pelo Conselho Regional de Museologia do Rio Grande do Sul (Corem 3).


A Medalha do Mérito Museólogo e o Diploma do Mérito Museológico em reconhecimento ao trabalho que Dona Lya desenvolveu na área durante décadas foi entregue pela presidente do Corem 3, Aline Escandil de Souza que, em sua fala, destacou a importância do legado deixado pela museóloga para a Cultura.


O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e coordenado pela chefe do Museu, Aimara Carlos, contou com a presença de lideranças do segmento cultural em Cachoeira do Sul e de Lucia Wilhem Veras de Miranda, sobrinha de Dona Lya. Mirian Ritzel, amiga da homenageada, fez um discurso com a voz embargada, ressaltando a importância de Dona Lya para o município e para a sua própria vida.


A Secretária Dariely também destacou o legado da museóloga: “Todo museu conta uma história, o nosso conta a nossa história e, por esta razão tão pertinente na Semana Nacional dos Museus, esta homenagem à Dona Lya que foi uma das protagonistas da nossa história no que tange à cultura”, destacou.


“É um momento sublime para a nossa história e que possamos honrar cada vez mais o legado e a memória de Dona Lya”, completou Balardin. Após a entrega, a Medalha do Mérito Museólogo e o Diploma do Mérito Museológico foram integrados à sala do Museu que leva o nome de Dona Lya como patrona.


Crédito das fotos: Alessandro Ferrony



Comments


bottom of page