Os cachoeirenses estão formando filas gigantes na busca por combustível nos postos de abastecimento em Cachoeira do Sul nesta terça-feira, 7 de maio. A reportagem do Fatos 24h percorreu alguns postos que receberam combustíveis e se deparou com a enorme procura. No Dal Ri da Cinco Esquinas a fila é tão grande que passa do Cemitério Municipal e adentra na Avenida Brasil novamente, fazendo quase que um círculo.
Os dois postos localizados na região do Hotel União também registram intensa procura. Só permanecem os mais persistentes, mas muitos acabam desistindo ao se deparar com a situação. As filas seguem nas próprias ruas dos postos e nas de entorno.
A chegada da gasolina em Cachoeira ocorreu através de carretas desde as primeiras horas da manhã de hoje. Na noite de ontem o Posto Sim foi o primeiro a receber combustível e ao saberem, os cachoeirenses já formaram uma fila gigantesca antes da madrugada para poderem abastecer no início desta manhã.
A RSC-287 foi liberada para o trânsito nesta segunda-feira em Novo Cabrais. A ERS-400 em Candelária também teve um trecho liberado na subida para a Região Centro-Serra, o que possibilita conexão de Cachoeira com municípios polo da metade norte do Estado.
Posto de combustíveis com bomba preferencial para motoboys, apps e taxistas
Em reunião com representantes dos motoboys, aplicativos de transporte e taxistas, a prefeita Angela Schuh acordou que seja destinada uma bomba para atendimento preferencial destas categorias no posto de combustíveis Dal-Ri da 5 Esquinas, onde ocorreu reabastecimento de gasolina nesta manhã.
O Procurador-Geral Helio Garcia Junior foi até o posto para combinar com os proprietários a orientação que é válida apenas hoje e apenas neste posto.
A decisão foi tomada por se tratar do abastecimento de veículos e motos essenciais para o atendimento à comunidade.
Bomba para atender pessoas com deficiência
O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Cachoeira do Sul (CMDPcd), instituído pela Lei Municipal no 3754/2007, recomenda a destinação de uma bomba de gasolina exclusiva e/ou prioritária para abastecimento de veículos de pessoas com deficiências, especialmente aquelas que necessitam de terapias contínuas. A interrupção destas terapias, principalmente de maneira abrupta causa imensurável prejuízo ao desenvolvimento destas pessoas; e intercedemos que a falta de combustível não seja um dos motivos que a deixem ainda mais vulneráveis. A ideia é terem direito a utilizar uma bomba e na comprovação utilizar documentos de quem é responsável por guiar o automóvel e também o laudo da pessoa acometida.
Conforme o artigo 10 - Parágrafo Único da Lei nº 13.146: "Em situações de risco, emergência ou estado de calamidade pública, a pessoa com deficiência será considerada vulnerável, devendo o poder público adotar medidas para sua proteção e segurança".
Imagem: Fatos 24h.
Comments