Celetro investe R$ 2,3 milhões em melhorias na rede elétrica da região do Castagnino
- Lenon Quoos
- há 20 minutos
- 2 min de leitura
A Celetro está colocando em execução em 2025 investimentos em expansão de redes que vão proporcionar maior confiabilidade aos serviços de fornecimento de energia como forma de valorizar os associados e suas reivindicações. Sob a coordenação do presidente Bertino Rech, a cooperativa trabalha em um projeto que prevê investimentos de R$ 2,3 milhões aportados pela Celetro na melhoria dos sistemas de distribuição de energia para os associados da região do Castagnino, na metade sul de Cachoeira do Sul.
As ações fazem parte do Programa Fortalecendo Comunidades com Energia Confiável, que busca expandir as redes existentes como forma de garantir ao associado da Celetro acesso a uma energia confiável com benefícios nas áreas do desenvolvimento econômico e social. O engenheiro eletricista Luis Augusto Melo Bottlender e o supervisor técnico da Celetro, Fabiano Pereira, explicam que as medições do Castagnino e da Cordilheira atualmente são alimentadas pelo “alimentador 17”, da supridora RGE.

“O AL 17 é um supridor que vem dando problema e contendo faltas recorrentes devido à sua localização”, relatam os técnicos. Com isso, o corpo técnico da Celetro estudou uma forma de reduzir essas faltas de energia. Esse estudo se baseia em um projeto no qual os consumidores que recebem energia pela medição do Castagnino serão fornecidos pelo “alimentador 19”, também da RGE, o qual está situado muito próximo à subestação de Cachoeira do Sul da concessionária, na região da Forqueta, na zona norte da cidade.
A proposta é interligar esse alimentador situado na Forqueta até o sistema de distribuição do Castagnino, com travessia pelo Rio Jacuí. A execução desses investimentos acontece em cinco etapas. O projeto prevê substituição e instalação de postes, deslocamentos e reformulações, além de desmanche e construção de novas redes, numa extensão de mais de 15,5 quilômetros.
Segundo o presidente da Celetro, Bertino Rech, o foco da cooperativa é a melhoria da qualidade de distribuição de energia para o associado. Neste caso, do Programa Fortalecendo Comunidades com Energia Confiável, a meta é proporcionar tranquilidade e confiabilidade na região de atendimento da Celetro. “Estamos buscando atender a uma reivindicação de algo bastante necessário e relevante para os produtores da região do Castagnino, sempre de acordo com a filosofia de investir na qualificação dos nossos serviços para oportunizar melhorias em todos os aspectos para os nossos associados”, ressalta.
Crédito: Ascom Celetro Cachoeira do Sul/Milos Silveira.