Atual Diretoria, Conselho Fiscal e Deliberativo do Clube.
O Clube Comercial completa neste sábado, 15 de junho, o seu centenário, em Cachoeira do Sul. Considerado um dos clubes mais tradicionais do município, durante estas décadas sua história teve início oficialmente no dia 15 de junho de 1924. Entretanto, suas raízes advém de anos antes, já que antes da fundação da sociedade que se mantém até hoje, outras agremiações, de nomes diversos, constituíram suas células fundadoras.
Como forma de comemorar esses 100 anos, o clube realizou na tarde deste sábado, um ato solene alusivo às comemorações do seu centenário, na sede campestre. A agenda está cheia até o final deste ano, com diversas atividades alusivas ao centenário do clube.
A HISTÓRIA
Existia na cidade, desde 1899, uma sociedade chamada Clube Cachoeirense e, em 7 de janeiro de 1900, alguns empregados do comércio fundaram o Clube Caixeiral. Este foi o início do que viria a ser o Clube Comercial, que até a sua fundação oficial, em 15 de junho de 1924, outras agremiações nasceram. Nesta data, no salão do Clube Renascença, foi fundado um novo Clube Comercial, que agregou ao nome a alcunha "Cachoeirense", e em 6 de julho se instalou na casa que pertencia ao Dr. Balthazar de Bem, localizada na Rua Sete de Setembro, onde hoje está sediada a Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha.
A casa do Dr. Balthazar de Bem, apesar de confortável e ampla, não oferecia as acomodações necessárias para a prática de esportes ao ar livre, uma das atrações preferidas dos que procuravam associar-se a entidades do gênero naquela época. Portanto, os primeiros tempos de funcionamento do Clube Comercial na casa foram essencialmente de realização de bailes e de outras atividades, como competições de xadrez e horas de arte.
Em junho de 1949, foi lançada a pedra fundamental da nova sede que o Clube Comercial Cachoeirense construiria na Rua Sete de Setembro, esquina com a Rua General Portinho. O edifício foi inaugurado em 5 de setembro de 1957, tendo como grandes impulsionadores da obra Theobaldo C. Burmeister e Edwino Schneider. A obra foi executada pela empresa construtora de Roberto Jagnow & Cia. Ltda., dirigida pelo engenheiro Hugo Schreiner.
O tradicional e aristocrático Clube Comercial Cachoeirense foi por muitos anos um dos mais destacados e atuantes clubes da cidade. Reunia a sociedade cachoeirense em eventos de glamour e encantamento. Adquiriu, ao longo de sua história, uma sede campestre, equipando-a com piscina e área de camping que atraiu gerações de cachoeirenses.
A ATUALIDADE
Atualmente, em 2024, todo o funcionamento do clube se concentra na sede campestre, localizada na Rua Augusto Wilhelm, 960, na curva da Avenida Marcelo Gama. Nas instalações se encontram a secretaria, uma ampla área verde com vôlei de areia, campo de futebol, piscinas adultos e infantil com rampa molhada, salão de festas e camping com churrasqueiras.
Hoje, o clube conta com 988 sócios ativos e durante o ano realiza diversos eventos em parceria com a R.P Produções e Eventos, com shows regionais e nacionais, festas Flashbacks com os DJs Béco e Roberto Giuliani, sempre com muito sucesso e prestígio.
COMEMORAÇÃO EM GRANDE ESTILO
Para comemorar o aniversário, o Clube Comercial promove no dia 28 de junho, um grande baile com o renomado artista gaúcho Baitaca. Neste domingo, 16 de junho, ocorrerá a edição do tradicional Mercado de Pulgas na sede Campestre.
Já no mês de Julho, será realizado um Baile em Comemoração aos 100 anos com a banda Barbarella e Mister Beco. Para finalizar as festividades, no mês de novembro haverá uma etapa do circuito de corridas de rua, também alusiva ao centenário do Clube.
Diretoria do Clube Comercial na imagem:
PRESIDENTE: MARCELITO DA ROSA STAEVIE
PRIMEIRO-VICE: LUIZ RENATO SILVEIRA MACHADO
SEGUNDO-VICE: ARI THOMAZ DA SILVA
TERCEIRO–VICE: CLEDSON GILBERTO GARSKE
DJs Béco e Roberto Giuliani na tradicional festa Flashback, sucesso de público.
Área das piscinas da sede campestre.
*Texto com informações retiradas do blog "História de Cachoeira do Sul", da historiadora e pesquisadora Mirian Ritzel.
Comments