top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Cuidado para não cair em "Clickbaits", estratégia que usa meios sensacionalistas para atrair audiência



Clickbait é uma estratégia de divulgação online que usa títulos sensacionalistas para gerar mais cliques no conteúdo. O termo em inglês significa “isca de cliques”, também traduzido como “caça-cliques”. Clickbait é um termo pejorativo que se refere a conteúdo que criado para gerar receita de publicidade online.

“Chocante: eles usaram clickbait no marketing e você não vai acreditar no que aconteceu.”


Esse é um bom exemplo de clickbait: um título sensacionalista que atrai cliques de curiosos a qualquer custo. O problema é que o custo pode ser a credibilidade e a audiência do seu blog, site ou página de rede social. Isso porque o clickbait é uma estratégia polêmica, e quem usa não costuma ter uma boa reputação – nem com os usuários, nem com plataformas como o Facebook.


É fácil entender o motivo: ninguém gosta de se deparar com um conteúdo raso e se sentir enganado pelo título. Por isso, vou mostrar para você como funciona o clickbait e por que eu não recomendo essa estratégia. Depois deste texto, você estará vacinado contra o caça-clique e poderá criar títulos que conquistam a atenção do usuário e entregam o que prometem.


O que é clickbait?

Clickbait é uma estratégia de divulgação online que usa títulos sensacionalistas para gerar mais cliques no conteúdo.

O termo em inglês significa “isca de cliques”, também traduzido como “caça-cliques”.


Com certeza, você já se deparou com títulos do tipo “Você não vai acreditar no que ela fez em seguida” e “Exclusivo: a verdade chocante sobre a espionagem norte-americana”.


Via de regra, são títulos exagerados com forte senso de urgência, seguidos de um conteúdo raso. Obviamente, o objetivo central desses conteúdos é gerar cliques e alavancar a receita da publicidade online.


Muitas vezes, o título alarmante é acompanhado de uma imagem polêmica, para explorar ao máximo a curiosidade do leitor.


IMPORTANTE: Ao contrário da prática de diversos portais de notícias, o Fatos 24h busca sempre levar notícias relevantes, de forma ágil, provinda de fontes seguras e com a maior credibilidade para os seus leitores, priorizando a imparcialidade.

Commentaires


bottom of page