Câmara de Cachoeira do Sul realiza primeira audiência com intérpretes de Libras
- Lenon Quoos
- há 15 horas
- 1 min de leitura
O Plenário Edgar Muller recebeu pela primeira vez um evento com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). De 21 a 28 de agosto se celebra a Semana da Pessoa com Deficiência e, no dia 28, a Câmara de Vereadores promoveu, em parceria com a Associação dos Deficientes Visuais e Cegos de Cachoeira do Sul (ADVCC), a audiência pública “Acessibilidade universal humaniza a cidade”, através da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ação Social, Saúde, Defesa dos Direitos Humanos e Políticas Afirmativas.
O encontro teve presença de duas intérpretes: Elisandra de Vargas da Silva e Juliani Junqueira da Silva, ambas de Santa Cruz do Sul.
A contratação das intérpretes foi feita para garantir a acessibilidade do público e faz parte de uma série de medidas que o Legislativo Municipal estuda implantar no Palácio Legislativo João Neves da Fontoura. Além dos presentes no plenário, as pessoas que acompanharam a transmissão pela internet também puderam contar com a tradução simultânea.
A Resolução da Câmara nº3 de 2023 determina que as sessões plenárias da Câmara deverão contar com intérpretes de Libras que atuarão de forma alternada. A presença de Elisandra e Juliana na última quinta-feira é o primeiro passo para a concretização dessa medida inclusiva.

Matheus Pessel - Jornalista
Assessoria de Comunicação - Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul
Comentários