top of page

Danúbia Cremonese | O que seu pai tem a ver com isso?

  • Foto do escritor: Da Redação
    Da Redação
  • há 7 minutos
  • 4 min de leitura

Hoje é mais um dia dos pais, mas nunca mais será o mesmo depois dessa leitura.


Eu não sei nada sobre sua vida, sua história ou seus contextos familiares especificamente em relação ao seu pai, mas como terapeuta sistêmica, por mais que doa o que vou escrever, posso te garantir que o seu pai foi o certo para você.


Talvez nesse momento alguns sentimentos de dor e revolta vividos nessa relação façam você negar essa afirmação dizendo: - de jeito nenhum, ele não foi o certo e quero distância daquele homem.


Se esse é o seu sentimento então essa leitura é muito relevante pra você. Sabemos que os dados são alarmantes, tornando a realidade bem desafiadora para os filhos sem pais ou com pais difíceis e ausentes. De janeiro deste ano até final do mês de junho, 91.643 crianças foram registradas no Brasil apenas com o nome da mãe na certidão de nascimento. Por dia, são cerca de 460 registros sem a identificação da paternidade. Os dados são do Portal da Transparência, da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen). O país, num contexto geral contabiliza aproximadamente 5,5 milhões sem o registro paterno na certidão de nascimento e quase 12 milhões de famílias formadas por mães solo. Sem contar os filhos registrados que possuem pais omissos, não presentes e que se negam em exercer a função da paternidade.


ree

Nesse contexto é natural a revolta gerada pelo trauma que ficou registrado no corpo, criando feridas de abandono, rejeição, traição, humilhação, injustiça ou até mesmo pelas lembranças de agressão vivida. E por mais que você negue ou tente esquecer as experiências ruins, sinto te dizer que a cura não acontece quando você tenta esquecer mas sim quando encara essa dor de frente, até conseguir recontar sua própria história de uma forma mais leve.


Quando eu menciono que seu pai foi o certo pra você, não estou dizendo com isso que ele foi o melhor, foi o certo pra fazer você chegar ao mundo e evoluir. Esse pai também teve pai, que também teve um pai, no caso seu bisavô, e se você se aprofundar na sua ancestralidade masculina vai comprovar que todos foram pais comuns e imperfeitos, passando suas próprias vidas e também dores e traumas adiante pela falta de conhecimento e consciência. Se você ainda não fez essa pesquisa eu te aconselho fazer, pois são as raízes da sua própria existência, refletindo em você muitos padrões repetitivos, leais e inconscientes que tornam sua vida mais dolorosa e por vezes te adoecem da mesma forma das quais eles também adoeceram um dia.


Todo esse vazio e sentimento de falta cria inúmeros emaranhamentos na vida, atrapalhando as relações e até mesmo a prosperidade financeira na fase adulta. As meninas por muitas vezes tomam as dores das mães negando ou se vingando dos homens nas relações e tornam-se excessivamente fazedoras em busca de validação e reconhecimento. Já os meninos tentam precocemente ocupar o lugar do pai para compensar a falta, e na fase adulta se culpam na hora de se desvincularem das mães para seguirem suas vidas. Tornam-se em sua maioria, inseguros e temerosos para enfrentar os obstáculos. Uma mãe é portal de passagem para um filho chegar no mundo mas é através dos impulsos de um pai que ele vai pra vida e se torna bem sucedido nas diversas áreas.


Na visão de Berth Hellinger no livro Êxito na vida e na profissão, existem 3 movimentos humanos que denotam sucesso, o êxito. O primeiro deles é o próprio nascimento. O segundo é quando vamos em direção a nossa mãe, pois foi com ela que estabelecemos nosso primeiro relacionamento, e esse vínculo nutre todas as demais relações. Já o terceiro movimento de sucesso é quando damos lugar no nosso coração, tomando a força que vem do pai. Integrar e honrar essa vida recebida de pai e mãe, dentro do que foi possível receber faz com que o sentimento de gratidão e sucesso interno seja tão grande que impulsiona sua vida para frente, para o mais, para fazer algo de maravilhos, se dispondo a seguir a sua linhagem através dos filhos e com a realização de projetos.


Em contrapartida quando o indivíduo se lastima, olhando para o que faltou, o que sofreu e no quanto poderia ter sido diferente, internamente decide ficar na sua criança ferida e fracassar, não prospera e não consegue seguir e passar sua vida adiante, como uma excelente forma inconsciente de se vingar dos pais.


Para finalizar, te digo que você não pode voltar e modificar o passado, mas pode reescrever lindamente o futuro, se libertando das dores sendo o melhor homem e pai que pode para seus filhos. Como fez por exemplo o comunicador Piangers e o pastor Júnior Rostirola. Na área esportiva também Gabriel Jesus, Taison, Casemiro, Marcelo Twelve, Miranda, Paulinho e Cássio, que foram criados somente pela mãe e conseguiram se posicionar na vida.


Saiba que o contexto que te feriu não começou com você, mas agora você tem o poder de dizer: - essa dor e falta termina aqui!


Se esse tema te fez refletir e bateu de alguma forma com a suas questões e realidade, comente abaixo e um Feliz dia dos Pais a todos que decidem tomar seus pais e a vida em seus corações.


Danúbia Cremonese

Terapeuta Sistêmica

Comments


bottom of page