Danúbia Cremonese | Relações em risco: pra onde olhar em 2026
- Da Redação

- 31 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Como empresária, terapeuta sistêmica e colunista trago temas que te levam a refletir sobre comportamentos humanos, felicidade, saúde e leveza nesses novos tempos. Mas um tema que tem me impactado profundamente tem sido o risco das quais as relações se encontram sejam elas a dois, familiares ou entre pais e filhos.
Um mundo onde a conexão tecnológica só avança e aproxima, a humana se distancia, machuca, traumatiza e compromete a qualidade de vida por conta de relacionamentos vazios, por vezes sem respeito, sem ordem e propósito.
E pós pandemia pra cá só se confirmou o que muitos já sentem: a dificuldade de manter relações saudáveis, a crescente taxa de agressões contra a mulher como desafio crescente uns para os outros e para a sociedade e até mesmo a escolha de metade delas até 2030 não casarem ou será se tornarem mães.

Vivemos em um paradoxo: enquanto vemos um aumento na busca por autoconhecimento e desenvolvimento pessoal temos esses contextos mencionados acima como desafio. Por que isso acontece? O que falta ou sobra nessas horas?
A resposta, na minha visão, está em dois pilares fundamentais que cada ser humano deveria se atentar:
1) O que de fato você quer? Pois onde está o seu coração sempre estará o seu destino.
2) O que ainda te impede? Qual a raiz de repetição de padrões você ainda precisa enxergar e estancar para sua vida melhorar?
A principal resposta do que muda fora vem quando você decide olhar para dentro, começando pelo seu próprio sistema familiar, para as dores e traumas que são projetados nos relacionamentos atuais. Muitas vezes, não são seus, mas são comportamentos leais aos de seus pais ou avós, repetição de padrões inconscientes.
A chave está em querer olhar para a saúde do seu feminino e masculino. Como saber se ele anda saudável? Medindo pela forma como você se relaciona e porque ainda faz o que faz. Pois só pessoas curadas estarão aptas a construir e consolidar uma relacionamento e uma família próspera.
Então, como podemos nos relacionar com mais saúde e leveza? Abaixo separei algumas soluções para você encerrar 2025 e iniciar mais leve nessa área em 2026:
- Olhe para dentro: Reconheça, acolha e depois libere suas dores e traumas.
- Trabalhe a autoconsciência: Conheça seus padrões e comportamentos repetitivos.
- Cultive a comunicação: Aprenda a dialogar com empatia e respeito, afinal nem tudo é pessoal.
- Busque ajuda: A terapia sistêmica pode ser um caminho para ver o que está oculto, curar e fortalecer suas relações.
- Priorize a conexão: Invista tempo e energia para fortalecer relações que nutrem sua alma.
Da minha alma para a sua um abençoado 2026 com muita abundância nas relações consigo e com o próximo.
Danúbia Cremonese
Empresária e terapeuta familiar



















Comentários