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Declaração de comunicador gera polêmica e fortalece campanha de valorização do comércio local em Cachoeira

  • Foto do escritor: Da Redação
    Da Redação
  • 12 de ago.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 12 de ago.

Uma fala de um comunicador da Rádio GVC FM na manhã desta terça, 12 de agosto, que teria afirmado que "valorizar o comércio local é coisa de otário", repercutiu negativamente entre empresários e lideranças do comércio de Cachoeira do Sul. A declaração, feita durante um programa vespertino, provocou indignação, especialmente por partir de um veículo de comunicação que, assim como outros na cidade, recebe investimentos publicitários de empresas locais.


O comunicador divulgou uma nota de esclarecimento em suas redes sociais, explicando o contexto de sua fala, mas o episódio gerou manifestações públicas de repúdio. “É lamentável que um veículo de comunicação que sobrevive de valores investidos pelo comércio local emita opiniões contrárias à sua valorização”, pontuaram os organizadores da campanha Fortaleça o Comércio Local – Quem compra aqui é legal, primeira-dama Carla Balardin, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, André Bessow e a empresária e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Lourdes Steindorff.


"Hoje a gente teve um episódio que nos deixou um pouco magoados após o comentário infeliz de um comunicador, mas acredito que esse foi o estopim para a gente ter, sim, uma responsabilidade ainda maior de chamar a sociedade para esse assunto que é tão importante. Nós seguimos ainda mais firmes e fortes com a nossa campanha, buscando o engajamento da sociedade, da comunidade, dos empresários, das pessoas que trabalham no comércio cachoeirense", enfatizou a primeira-dama Carla Balardin.

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A campanha, iniciada no Dia das Mães, é promovida pela Prefeitura de Cachoeira do Sul através do Gabinete da Primeira Dama, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e empresários locais. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de comprar na cidade, fortalecendo a economia, gerando renda, emprego e arrecadação para o município.


"A importância de comprar no comércio local nunca se mostrou tão presente. Precisamos criar um sentimento de pertencimento com nossa comunidade, ajudando quem esta gerando emprego e renda na nossa cidade. A campanha “Fortaleça o comércio local, quem compra aqui é legal” foi pensada com esse propósito. Por isso estamos indo pessoalmente no comércio, levando nosso apoio, nosso agradecimento, gerando engajamento e principalmente deixando essa mensagem de que devemos ajudar a nossa cidade", destacou André.


No último sábado, representantes da campanha realizaram uma caminhada pela Rua Júlio de Castilhos, com boa receptividade de clientes, lojistas e trabalhadores. As ações incluem blitz no centro, adesivagem de vitrines e veículos, e visitas a estabelecimentos comerciais. Lojas nas principais ruas já exibem o selo da campanha.


O movimento ganhou novo impulso após o fechamento inesperado da loja Certel, anunciado na segunda-feira (11), que deve impactar empregos e renda de famílias locais. Novas mobilizações estão previstas, incluindo atividades para o Dia das Crianças — data de grande movimentação no comércio — e ações durante a Semana Farroupilha.


Segundo os organizadores, a união entre consumidores, empresários e poder público é essencial: “Comprar no comércio local é acreditar e investir no desenvolvimento de Cachoeira do Sul.”


Rafael Quadros, presidente da Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústrias e Serviços (CACISC), destacou que fortalecer o comércio local vai além de simples compras, pois mantém recursos circulando na cidade, preserva empregos, estimula investimentos e reforça a arrecadação para melhorias na comunidade.


"O fechamento de empresas afeta toda a cadeia econômica e social, portanto consumir no município cria um ciclo virtuoso de geração de renda, enquanto gastar fora enfraquece a economia local. Os empreendedores devem investir em atendimento, qualidade e inovação para manter a competitividade. Sobre a polêmica recente, o jornalista envolvido já se retratou e que o importante agora é manter o foco na campanha “Fortaleça o Comércio Local – Quem Compra Aqui é Legal”, que busca conscientizar a população sobre o impacto positivo de comprar na própria cidade".

Imagens: Divulgação.




 
 
 

2 comentários


pauloplattes65
13 de ago.

Não é o parecer de um mentecapto que vai fazer a diferença

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Diego Almeida Scherer
Diego Almeida Scherer
12 de ago.

Há uma tendência para o aumento das vendas online, onde setores como logística (transporte de mercadorias de médio e grande porte, inclusive, assim como instalações para transbordo de mercadorias) necessitarão de pessoas qualificadas. O que deve-se considerar estratégias competitivas por parte de estabelecimentos comerciais, principalmente, buscando os clientes que migram cada vez mais para a compra na Internet, visto a rapidez na entrega (muitas vezes sem custo), o parcelamento extendido sem juros, a agilidade nas questões que envolvem direito do consumidor, por exemplo. Desafios que não devem ser desconsiderados. Outro ponto é o preço dos produtos na Internet que tem diferença considerável. A população, encontrando um mesmo produto, vai considerar o valor dele. Afinal, a maioria da população do paí…

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