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Deputado Cláudio Tatsch é eleito relator da Comissão Especial sobre a Malha Ferroviária do RS

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 22 horas

A Comissão Especial criada para debater a situação da malha ferroviária do Rio Grande do Sul e propor soluções para sua recuperação e expansão realizou na última terça-feira, dia 9 de dezembro, sua primeira reunião. Na ocasião, o deputado Cláudio Tatsch foi eleito relator do colegiado. A presidência ficará a cargo do deputado Tiago Cadó, enquanto o deputado Valdeci Oliveira assumirá a vice-presidência, compondo a mesa diretiva responsável pela condução dos trabalhos.


Desde 1996, ano em que foi concluída a outorga da infraestrutura ferroviária gaúcha à iniciativa privada, a malha ferroviária do Estado sofreu uma redução significativa. Dos 3,8 mil km de trilhos existentes em 1997, operados à época pela extinta RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.), apenas 1,6 mil km permaneciam ativos até maio de 2024, período em que as enchentes agravaram ainda mais a situação. Atualmente, conforme dados do Sindicato dos Ferroviários do Rio Grande do Sul (Sindifergs), restam somente 880 km de trilhos em operação no território gaúcho.


Com a proximidade do término da concessão da Malha Sul, previsto para 2027, cresce a necessidade de atuação intensa do Poder Público. O objetivo é evitar a repetição de erros históricos e garantir que o novo modelo regulatório seja capaz de atender às reais necessidades logísticas do Estado, com investimentos prioritários que sustentem o modal ferroviário, reduzam gargalos e minimizem problemas urbanísticos e habitacionais que se acumulam ao longo de trechos desativados nas últimas décadas.


Segundo o deputado Cláudio Tatsch, a relatoria é uma oportunidade de contribuir diretamente para o desenvolvimento estratégico do Rio Grande do Sul.

“A modernização e ampliação da malha ferroviária é essencial para impulsionar a economia, reduzir custos de transporte e fortalecer a competitividade do Estado”, destacou.


A Comissão Especial deverá promover audiências públicas, visitas técnicas e reuniões com especialistas, com o intuito de elaborar um diagnóstico atualizado da infraestrutura ferroviária e encaminhar propostas concretas para sua reestruturação e expansão.


Texto: Fernanda Nicola

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