top of page
  • Lenon Quoos

Farma Vida de Cachoeira está entre as 132 que teriam fraudado o programa Farmácia Popular

Localizada próximo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Avenida Brasil, zona norte de Cachoeira do Sul, a Farma Vida é uma das 132 farmácias brasileiras que teriam desviado recursos do Programa Farmácia Popular entre os anos de 2015 e 2020.


O total de vendas da Farma Vida pelo programa foi o quinto maior entre as 132 farmácias que teriam cometido este tipo de fraude entre 2015 e 2020. O relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou que a Farma Vida, no período das irregularidades da empresa (entre 2014 e 2016), recebeu R$ 759.886,80 do programa. A Farma Vida foi condenada a ressarcir o valor integral recebido pelo programa aos cofres da União, em um parcelamento de 36 vezes, com correção monetária.


A sócia da Farma Vida, Chirley Furrati, afirma que o caso está resolvido e encerrado juridicamente. "A farmácia está a disposição para qualquer tipo de fiscalização. Não trabalhamos com o programa Farmácia Popular há cinco anos", ressaltou.


O programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde, distribuía medicamentos gratuitamente ou com desconto para a população. O esquema de vendas fictícias usa nomes de outras pessoas para desviar dinheiro do governo federal. O cidadão bastava apresentar CPF e receita médica na hora da compra.

Relatório de auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) aponta possíveis desvios de R$ 2,6 bilhões em todo Brasil entre os anos de 2015 e 2020. A descoberta foi possível devido ao aplicativo ConecteSUS, ferramenta criada pelo governo para controlar o sistema de vacinação.

Foto: Divulgação

bottom of page