top of page

Fórum Municipal de Educação está retomado em Cachoeira do Sul

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • há 22 minutos
  • 2 min de leitura

Na última quinta-feira, 2 de outubro, o Fórum Permanente Municipal de Educação (FME) foi oficialmente retomado. O encontro foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMEd), no auditório da Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha, com o objetivo de reunir os representantes dos 25 segmentos que compõem o FME para a retomada das atividades.


O encontro foi conduzido pela Diretora Pedagógica da SMEd, Patricia Hiores, que abordou a importância das ações do FME no acompanhamento da política educacional, bem como, fez uma retrospectiva da atuação do Fórum no município. O assessor pedagógico da SMEd, professor André Klinkoski, apresentou o regimento interno aos presentes e os membros elegeram a nova composição da Coordenação do Fórum: Coordenadora Geral Maria Morgani Fogliarini de Araújo (Sindicato dos Professores Municipais – SIPROM), Coordenadora da Comissão de Monitoramento e Sistematização Patrícia Macedo Hiores (Secretaria Municipal de Educação – SMEd) e Coordenadora da Comissão de Mobilização e Divulgação Elke Quilião de Oliveira (Professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental).


Ainda, na oportunidade, foi entregue à Presidente do Conselho Municipal de Educação, Débora Domingues e a nova Coordenadora Geral do FME, Morgani Araújo, o documento de monitoramento das metas do PME relacionadas ao ano de  2024 e do primeiro semestre de 2025.


O Fórum Permanente Municipal de Educação é um espaço de participação da sociedade no processo de acompanhamento da execução da política educacional em cada território. Este tem entre suas funções a organização das conferências municipais de educação.


O Plano Municipal de Educação é uma política educacional decenal, que se caracteriza como um instrumento de planejamento no âmbito da gestão educacional. Em Cachoeira do Sul, foi instituída pela Lei Municipal nº 4.404, de 25 de agosto de 2015, com vigência de dez anos. O documento, que orienta as ações e metas da educação municipal, apresenta 20 metas e 337 estratégias voltadas às diferentes etapas e modalidades da educação básica. O Plano Municipal de Educação para a nova década, será construído à luz do novo Plano Nacional de Educação (PNE) que está em tramitação na Câmara dos deputados com aprovação prevista ainda para 2025.


Segmentos que compõem o FME: Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal da Fazenda, Câmara de vereadores, Conselho Municipal de Educação, 24ª Coordenadoria Regional de Educação, Instituições Públicas de Ensino Superior, Instituições Privadas de Ensino Superior, Instituições privadas de ensino, SIPROM, CPERS, SINPRO/RS, estudantes do Ensino superior, CPM das escolas municipais, Conselho escolar das escolas municipais, APAE, AFAD, Associação dos portadores de deficiência de Cachoeira do Sul, Conselho Municipal dos direitos das pessoas com deficiência, professores das EMEFs, professores das EMEIs, professores da EJA das escolas municipais, professores das Escolas Estaduais do Ensino médio, Associação de familiares e amigos dos autistas de Cachoeira do Sul, Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (COMPPPIR), Professores do Atendimento Educacional Especializado.



 
 
 
bottom of page