O Ministério da Gestão e da Inovação anunciou o novo cronograma do Concurso Nacional Unificado (CNU), o “ENEM dos Concursos“. De acordo com as informações, as provas serão realizadas em todo o país no dia 18 de agosto. Já os resultados finais serão anunciados em 21 de novembro, com os aprovados sendo convocados em janeiro de 2025.
Além disso, foi aberto entre os dias 05 e 07 de julho o prazo para devolução da taxa. O pedido de desistência foi solicitado por 31.050 candidatos. Assim, a concorrência caiu de 2.144.435 para 2.113.385 inscritos.
O certame oferece 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Ademais, sobre a possibilidade de um novo Concurso Nacional Unificado, a ministra garantiu que depende de orçamento e que algumas autorizações de editais já devem ocorrer ainda neste ano:
Principais datas do CNU:
7 de agosto – Disponibilização dos Cartões de Confirmação;
18 de agosto – Aplicação das provas;
18 de agosto – divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h);
20 de agosto – divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas;
20 e 21 de agosto – prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados;
10 de setembro – disponibilização da imagem do Cartão-Resposta;
8 de outubro – divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;
21 de novembro – divulgação final dos resultados;
Janeiro 2025 – início da convocação para posse e cursos de formação.
Regras no caso de aplicação de prova extraordinária
Também foram anunciadas alterações no edital do concurso para permitir que ele seja realizado no dia 18 de agosto mesmo que haja um evento excepcional e imprevisível, como a tragédia no sul do país. Se algo acontecer em agosto que afete, no mínimo, 0,5% dos inscritos, pode haver uma prova extraordinária apenas para essas pessoas atingidas. E elas concorrerão a vagas suplementares.

Kommentare