top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Hilton De Franceschi | O que é a PELOM?

Muito provavelmente se fizermos uma pesquisa popular perguntando aos cidadãos cachoeirenses o que é a PELOM, um grande número dirá que nunca ouviu falar. Outros, ainda que tenham visto falar não saberão explicar do que se trata. Mas por incrível que possa parecer, os nobres vereadores indecisos, juram que estão preocupados com a opinião pública.


Para um pequeno grupo de cidadãos, desses sempre bem informados, perguntei: o que é a PELOM? Sem surpresas percebi de imediato o quanto suas detalhadas explicações estavam incompletas.


Nenhum deles fugiu do óbvio. A PELOM, uma vez aprovada pela Câmara de Vereadores vai significar uma economia enorme para os cofres públicos diziam todos. Essas são meias verdades por ser consequência e não a causa.



Há os que sustentam que o prefeito, José Otavio Germano, ao mobilizar as suas bases para impedir a aprovação da lei que deve economizar até meio milhão de reais por ano à cidade de Cachoeira está sendo prudente uma vez que a mesma pode ser inconstitucional. Uma piada como essa, repetida e publicada com destaque, como vem acontecendo, cria a confusão desejada.


Não faltaram é claro, argumentos em defesa dos vereadores. Eles por serem da base de apoio do prefeito devem se manter fieis a ideologia. Santa inocência.


Uma resposta, nada convencional, mas que certamente responde e com clareza a essência do significado da PELOM, veio de um grupo mais experiente do meio político.


O Diário Oficial Eletrônico já é uma realidade em muitos municípios brasileiros há muitos anos, no entanto, vem encontrando resistências justamente em cidades onde famílias tradicionais dominam as mentes humanas, conhecido como alienação, através dos meios de comunicação que, não por acaso, estão em poder das mesmas.


A PELOM é objeto de negociação, nos bastidores político, ainda no período pré-eleitoral, sendo obrigatório constar no programa de governo dos candidatos que tenham a pretensão de ganhar as eleições. Os teimosos idealistas e ingênuos cidadãos que se recusam só enfeitam o circo em uma eleição municipal.


Só depois de ouvir essa análise entendi o verdadeiro significado da PELOM e as dificuldades do prefeito em decidir pelo óbvio. Eu sei o óbvio só para os ingênuos, não para ele.


Uma boa semana para todos.



Hilton De Franceschi

bottom of page