top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Hilton De Franceschi | Porque as vacinas são seguras

Alguns por motivos religiosos, outros por convicções políticas além dos anônimos e bem intencionadas cidadãos que, por conta de crenças que vão se formando a partir de informações, nem sempre confiáveis, afirmam com absoluta convicção, mesmo desprovidos de argumentos, que as vacinas para a covid19, em especial a Chinesa, são uma ameaça à saúde da população.


Já ouvi de tudo. Mas de uma coisa devemos nos orgulhar: A imaginação das pessoas continua mesmo muito fértil. Os questionamentos mais inocentes partem da ideia de que a vacina vem atender tão somente os interesses econômicos dos grandes laboratórios e enveredam para argumentos, digamos diabólico, ao afirmarem que a intenção das autoridades é contaminar as pessoas com outros vírus, ainda mais letal.



Ainda que leigo no assunto, vírus e vacinas, mas como um professor de história e viajante frequente sou testemunha de que o mundo está cada dia mais pacífico e tolerante. Portanto, como cidadão, tenho que oferecer aos que leiam o que escrevo, a minha opinião. Apenas a minha opinião sobre as vacinas.


Nada, mas nada mesmo é mais importante para o mundo, nesse momento, seja ele capitalista ou com ideias socialistas, países com economias pobres ou ricas do que a aprovação de uma vacina contra a Covid19.


Todas as vacinas, aprovadas pelos órgãos reguladores, são confiáveis e eficazes, principalmente a Chinesa. Com um regime político comunista, mas com a economia mais capitalista do mundo, os Chineses desejam saúde e vida longa aos habitantes da terra, por razões óbvias, somos consumidores de milhares de outros produtos fabricados no país asiático. Alguém imagina que uma empresa pudesse elaborar um plano para matar os seus clientes? Certamente não.


Além disso, como nunca na história, um produto foi tão criteriosamente fiscalizado antes de ser liberado para uso em massa, qualquer revés com a vacina, a reputação e os prejuízos econômicos seria catastrófico, para o laboratório e o país de origem, isso é tudo que os Chineses não querem.


Talvez o surgimento do vírus tenha mesmo outro grande propósito, nos humanizar cada vez mais. Sem medo e com muitas esperanças, vou me apresar para fazer a vacina, Chinesa ou não.


Um abraço a todos.


Hilton De Franceschi

bottom of page